O Paços de Ferreira joga terça-feira frente ao “super favorito” Zenit a primeira cartada rumo a uma inédita presença na Liga dos Campeões em futebol, tentando dar sequência ao sensacional terceiro lugar na I Liga 2012/2013.

Com entrada direta no “play-off”, o conjunto da Mata Real não parece, no entanto, ter armas para lutar contra o poderio individual e coletivo dos russos, até porque perdeu grande parte das suas figuras, incluindo o treinador.

Paulo Fonseca rumou ao FC Porto, levando Josué, sendo que também saíram Luiz Carlos, Diogo Figueiras, Cássio, Javier Cohene ou Cícero, com Vítor na “porta de saída”, apesar de estar entre os convocados para o jogo de terça-feira, no Dragão.

Depois de não ter conseguido evitar a descida do Beira-Mar, na sua primeira experiência como técnico principal, Costinha foi o escolhido para orientar a formação da Mata Real, que se estreou a perder na I Liga 2013/2014 (0-2 com o Sporting de Braga).

No primeiro jogo no campeonato, na sexta-feira, o Paços de Ferreira apresentou cinco reforços (Degra, Rodrigo António, Gregory, Sérgio Oliveira e Rui Miguel) e mostrou estar a “quilómetros” da equipa da época passada.

Desta forma, e ainda por cima atuando no “impessoal” Estádio do Dragão, o conjunto nortenho tem pela frente uma tarefa muito complicada, mesmo com o Zenit provavelmente desfalcado da sua maior estrela, o ex-portista Hulk, que se encontra lesionado.

Também sem Luís Neto, por castigo, depois do vermelho na segunda mão da terceira pré-eliminatória (5-0 ao Nordsjaelland), o Zenit tem, porém, muitas outras grandes armas, como o ex-benfiquista Witsel, o internacional luso Danny, Arshavin, Shirokov, Kerzhakov ou Timoschuk.

Além do potencial dos seus jogadores, o treinador italiano Luciano Spaletti está, ainda por cima, prevenido, depois de em 2009/2010 ter sido afastado no “play-off” da Liga Europa pelo Nacional, que venceu 4-3 na Madeira e empatou 1-1 na Rússia.

No que respeita aos outros jogos do caminho dos “não campeões”, destaque para o confronto entre os franceses do Lyon, de Anthony Lopes e Miguel Lopes, e os bascos da Real Sociedad e também para o duelo entre dois campeões europeus, os holandeses do PSV Eindhoven e os italianos do AC Milan.

Por seu lado, os ingleses do Arsenal são favoritos no embate com os turcos do Fenerbahçe, de Bruno Alves e Raul Meireles, tal com os alemães do Schalke 04, perante os gregos do PAOK Salónica, que contam com o central luso Miguel Vítor.

No que respeita à rota dos “campeões”, destaque para a presença do árbitro português Olegário Benquerença na República Checa, onde ajuizará o Viktoria Plzen-Maribor.

Programa da primeira mão do play-off da Liga dos Campeões:

Terça-feira, 20 de agosto

Shakhter, Caz – Celtic, Esc, 16h00.

Lyon, Fra – Real Sociedad, Esp, 19h45.

PAÇOS DE FERREIRA, POR – Zenit, Rus, 19h45.

PSV Eindhoven, Hol – AC Milan, Ita, 19h45.

Viktoria Plzen, Che – Maribor, Slo, 19h45.

Quarta-feira, 21 de agosto

Dinamo Zagreb, Cro – Austria Viena, Aut, 19h45.

Ludogorets, Bul – Basileia, Sui, 19h45.

Steaua Bucareste, Rom – Legia Varsóvia, Pol, 19h45.

Schalke 04, Ale – PAOK Salónica, Gre, 19h45.

Fenerbahçe, Tur – Arsenal, Ing, 19h45.

Nota: Os jogos da segunda mão realizam-se a 27 e 28 de agosto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.