FC Porto e Benfica conhecem hoje os seus adversários na fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol, sendo que já sabem que não vão defrontar Bayern, FC Barcelona, Chelsea, Real Madrid, Manchester United e Arsenal.

Os “dragões”, pela terceira vez consecutiva, e os “encarnados”, em estreia, integram o Pote 1, de um sorteio marcado para as 18h00 locais (17h00 em Lisboa), no Mónaco.

Ainda assim, as equipas lusas podem ter de vir a defrontar adversários complicados, como AC Milan, Paris Saint-Germain e Juventus, do segundo pote, Manchester City e o vice-campeão europeu Borussia Dortmund, do terceiro, e Nápoles, do quarto.

Pelo contrário, um grupo com os russos do CSKA de Moscovo (pote 2), os suíços do Basileia (3) e os austríacos do Áustria de Viena (4) seria, certamente, encarado com agrado pelos dois clubes portugueses, que tiveram entrada direta na fase de grupos.

Do Pote 2, fazem ainda parte Atlético de Madrid, Shakhtar Donetsk, Schalke 04, Marselha, enquanto Zenit, Ajax, Olympiacos, Galatasaray e Bayer Leverkusen completam o Pote 3 e FC Copenhaga, Anderlecht, Celtic, Steaua, Viktoria Plzen e Real Sociedad são os outros componentes do Pote 4.

À margem do sorteio da “Champions”, vai ser eleito o melhor jogador da UEFA 2012/2013, prémio ao qual concorre o futebolista português Cristiano Ronaldo (Real Madrid), juntamente com o argentino Lionel Messi (FC Barcelona) e o francês Franck Ribéry (Bayern Munique). A votação será feita em direto, por 53 jornalistas.