O FC Porto cumprirá, a partir de quarta-feira, a sua 28.ª participação na Liga dos Campeões de futebol, na qual se vai estrear o treinador Paulo Fonseca, tal como outros sete "dragões".

Os portistas, que integram o Grupo G com o estatuto de cabeças-de-série, terão como adversários Atlético de Madrid (Espanha), Zenit São Petersburgo (Rússia) e Áustria Viena (Áustria).

Três adversários para um primeiro patamar, enquanto objetivo: a passagem aos oitavos de final, tal como aconteceu em quatro das cinco edições anteriores, cuja exceção foi a “queda” para os 16 avos de final da Liga Europa, em 2011/12, uma época depois da conquista dessa mesma competição.

Tal como agora, o FC Porto “estreava”, nessa temporada, um treinador sem currículo internacional – Vítor Pereira, a quem Paulo Fonseca sucedeu -, cuja performance melhorou na edição seguinte, onde foi eliminado nos oitavos de final da "champions", diante do Málaga (vitória por 1-0 no Dragão, derrota por 2-0 em Espanha).

Aliás, os portistas não passaram dos oitavos de final nas oito edições anteriores, precisamente após a segunda conquista da prova, em 2003/04, com José Mourinho aos comandos, na final de Gelsenkirchen (Alemanha) diante do Mónaco, que bateram por 3-0.

Ainda a propósito de estreias, são sete os jogadores do plantel principal que poderão “pisar” os palcos da prova "milionária", todos eles reforços para a presente temporada: o defesa Diego Reyes, os médios Josué, Hector Herrera, Licá e Juan Quintero e os avançados Ghilas e Ricardo.

O FC Porto preserva, por outro lado, jogadores com vasta experiência na “matéria”, como Lucho González (57 jogos), Helton (45) e Fernando (28), um trio influente num emblema que tem os olhos no “mais longe possível”, sendo que esse, esta temporada, será no Estádio da Luz, em maio de 2014, recinto do rival Benfica.

Bem antes, já na quarta-feira, o arranque em prova far-se-á no recinto do Áustria Viena (19h45), naquele que será o 192.º jogo dos “dragões” na Liga dos Campeões/Taça dos Campeões Europeus, onde soma 84 vitórias, 45 empates e 62 derrotas, segundo a página oficial da UEFA na internet.