O ex-futebolista Billy McNeill, capitão do Celtic que ergueu a Taça dos Clubes Campeões Europeus de futebol em 1967, recordou ao site oficial da UEFA a proeza da equipa escocesa na única final da prova realizada em Portugal.

A UEFA decidiu lembrar a conquista do Celtic, a única equipa escocesa a vencer a prova, ao impor-se ao Inter de Milão por 2-1 no Estádio Nacional, em Oeiras, numa época em que a final da Liga dos Campeões, sucedânea da Taça dos Clubes Campeões Europeus, vai voltar a realizar-se em Portugal, no Estádio da Luz, em Lisboa.

«Conseguimos marcar golos, nunca pensámos que poderíamos perder o jogo e isso resultou. Depois apercebemo-nos. Conseguimos fazer algo que nunca tinha sido feito antes e foi formidável», recordou McNeill, em declarações publicadas hoje na página oficial da UEFA na Internet.

O Inter de Milão, apontado como claro favorito à vitória, chegou ao intervalo a vencer por 1-0, mas McNeill, atual embaixador do Celtic, observou que a equipa italiana foi surpreendia pela forma de jogar dos escoceses, que atacaram o adversário durante toda a segunda parte na tentativa de virar o resultado.

«Foi magnífico [passar para a frente no marcador]. Nem consigo descrever o que senti nesse momento. Comecei a gritar para os outros jogadores: Temos de acabar com o jogo. Não os deixem reentrar no jogo. Eles estavam perdidos nessa altura», disse o antigo capitão do Celtic.

A final da Liga dos Campeões da época 2013/2014, na qual vão participar o FC Porto e o Benfica, disputa-se no estádio da equipa lisboeta, a 24 de maio de 2014.