A PSP deteve hoje sete adeptos do Anderlecht que estavam a provocar desacatos junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, entre os quais o actual líder do movimento "hooligan" belga, revelou hoje o Comando Metropolitano de Lisboa.
Num comunicado, a polícia precisa que os adeptos foram detidos junto do Estádio da Luz, onde iria decorrer uma partida da fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol, «no início de uma desordem que envolveu adeptos benfiquistas».
Segundo a PSP, os detidos estavam «todos referenciados pela polícia belga como adeptos violentos».
«O grupo, que havia estado no centro da cidade e que era vigiado por ‘spotters’ portugueses e belgas, desde o meio da tarde, atuou de forma concertada no sentido de se dirigir diretamente para as sedes dos adeptos benfiquistas, desrespeitando as recomendações que haviam sido transmitidas a todos os adeptos belgas, sobre os acessos ao Estádio da Luz», explicita o comunicado.
Durante a intervenção policial, «os adeptos confrontaram os ‘spotters’, tendo-se mesmo registado episódios de agressão a polícias», acrescenta o texto.
A detenção do líder do movimento “hooligan” belga «originou imediata troca de informações com a congénere belga, através do Ponto Nacional de Informações de Futebol (PNIF), organismo internacional que em Portugal está sediado na PSP».
«Os detidos serão presentes na quarta-feira de manhã, nos serviços do Ministério Público junto do Tribunal de Pequena Instância Criminal de Lisboa», concluiu o comunicado da PSP.