Os adeptos benfiquistas que vieram a Paris ver o encontro entre o Paris Saint-Germain e o Benfica esperam, pelo menos, o empate no jogo que se disputa hoje, da segunda jornada do grupo C da Liga dos Campeões.

Tiago Santos Cortegaça veio da Bélgica com um amigo turco e outro luso-italiano para ver o jogo. Admitiu à agência Lusa que se o Benfica saísse «com um empate já não era mau». «Não é a mesma equipa de há dois anos, que era uma equipa muito mais fraca. Agora é ver se conseguimos arrancar um empate», concluiu.

José Guimarães vive em Paris há 42 anos e segue sempre o Benfica e outras equipas portuguesas que vêm jogar ao Parque dos Príncipes.

«Já era muito bom um empate, mas penso que ganha. Como benfiquista penso que ganha», confessou José Guimarães, que admite festa encarnada junto à Torre Eiffel em caso de vitória para o Benfica. «Se ganharmos vai tudo para a Torre Eiffel», disse o adepto.

Luís Rodrigues Monteiro veio de Bruxelas confiante, apesar dos resultados «menos bons». «Em qualquer lado enchemos sempre o estádio, isso já não é novidade para ninguém. Os resultados têm sido menos bons, mas sempre confiante», acrescentou.

António César vive em França há 33 anos, é benfiquista de coração e fez cerca de 200 quilómetros para ver o jogo. «Nós, os emigrantes, sofremos de outra maneira, sofremos muito mais. O português vibra nos jogos. Nós, como emigrantes, seja aqui, seja lá, vibramos sempre muito mais. Sofremos cem vezes mais. Já sofremos por estarmos fora do nosso país, a ver o nosso Benfica, muito mais», disse António César.

Fernando Ferreira está em França há 48 anos e é da mesma opinião de António César. «Os que moram em Portugal não conseguem perceber a diferença que há entre o português que mora lá e o emigrante. Eu antes não ligava muito a fados, hoje oiço fado e arrepio-me. Quando se está fora da terra é completamente diferente. Sentimo-nos mais portugueses», confidenciou.

Questionado pela sensação de ver o Parque dos Príncipes pintado de vermelho, Fernando Ferreira disse, comovido, tratar-se de «uma chama imensa, uma paixão enorme».

Os adeptos benfiquistas já tomaram conta da área que circunda o estádio parisiense. Os cafés mais próximos do Parque dos Príncipes, onde a língua predominante é o português, estão “pintados” de vermelho. Em francês ouve-se com frequência, «é só portugueses».

Paris Saint-Germain e Benfica defrontam-se no Parque dos Príncipes a partir das 19h45, na segunda jornada do grupo C da Liga dos Campeões