O FC Porto perdeu, esta terça-feira, com o Zenit de São Petersburgo por 0-1, em jogo da terceira jornada do Grupo G da Liga dos Campeões, que se disputou no Estádio do Dragão. Kerzhakov marcou para os russos aos 86 minutos e faz descer o FC Porto para terceiro lugar no grupo da Champions.
Para o jogo desta noite, diante dos russos do Zenit, Paulo Fonseca voltou a colocar o seu melhor "onze", depois de ter "experimentado" no jogo da Taça de Portugal no embate com o Trofense.
À semelhança do jogo da terceira eliminatória da Taça, Paulo Fonseca voltou a apostar no mexicano Héctor Herrera no meio-campo portista, relegando o belga Defour para o banco de suplentes. No ataque, Josué atuou como extremo e Varela ficou no banco, ele que marcou o golo da vitória frente ao Trofense.
Na equipa de São Petersburgo, os destaques foram para a titularidade dos portugueses Neto e Danny, assim como o ex-portista Hulk.
O encontro começou com um grande contratempo para a formação da casa. Num contra-ataque do Zenit, Hulk correu disparado para a baliza de Helton mas foi travado por Herrera à entrada da área. O médio mexicano viu o primeiro cartão amarelo, mostrado pelo arbitro italiano Paolo Tagliavento.
Hulk rematou forte na marcação do livre mas a bola desviou em Herrera, que saiu da barreira antes do tempo. O juiz manda repetir o livre e mostrou o segundo cartão amarelo ao mexicano, que foi assim expulso aos seis minutos de jogo.
Mesmo reduzido a dez elementos, o FC Porto esteve a um bom nível durante os primeiros 45 minutos de jogo e foi a única equipa a estar realmente perto de inaugurar o marcador. Lucho, aos 20 minutos, enviou uma bola ao poste da baliza de Lodygin. Licá ainda tentou a recarga mas sem sucesso.
Fernando e Lucho “carregaram” quase todo o futebol portista para a área dos russos. O médio brasileiro esteve impecável na parte mais baixa do meio-campo e “El comandante” esteve irrepreensível nas transições para o ataque.
As duas equipas não conseguiram marcar durante a primeira parte, mas foi o FC Porto, que não se ressentiu depois da expulsão do mexicano Herrera, que esteve mais perto do golo. Paulo Fonseca não mexeu na equipa durante a primeira parte, deixando a primeira substituição (Licá por Varela aos 53’) para o segundo tempo.
Aos 57 minutos, Otamendi perdeu a bola em zona (muito) perigosa para Hulk e o avançado brasileiro, num duelo cara a cara com Helton, não conseguiu bater o guardião dos Dragões. Os dois brasileiros enfrentaram-se mais vezes no decorrer da etapa complementar e Helton levou sempre a melhor.
Já com Defour em campo, os Dragões voltaram a encontrar os ferros da baliza russa. Desta vez foi Varela (79’) a enviar um belo remate à trave.
Mas, aos 86 minutos, Kerzhakov, que tinha entrado aos 73 minutos, marcou para o Zenit, “gelando” o Estádio do Dragão e ditando mais uma derrota portista na Champions. Recorde-se que na ronda anterior, os azuis e brancos perderam contra os espanhóis do Atlético de Madrid. 
O médico do FC Porto ainda foi expulso por protestos a partir do banco de suplentes.
Com a terceira jornada do Grupo G encerrada, o Atlético de Madrid, que venceu esta noite o Áustria de Viena, é cada vez mais líder com 9 pontos. Muito longe, estão Zenit (4 pontos), FC Porto (3) e Áustria de Viena (1).
Este domingo, no reatamento do campeonato português, na oitava jornada, há clássico entre FC Porto e Sporting.