O Atlético de Madrid foi esta terça-feira a equipa em destaque na fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol, ganhando em Viena ao Áustria, por 3-0, e ficando quase apurado para os oitavos de final da prova.

Com três vitórias em três jogos e a liderança destacada do grupo G, a equipa em que alinha o português Tiago poderá "carimbar" o apuramento na próxima ronda, quando receber os austríacos, enquanto FC Porto e Zenit vão, ao que tudo indica, lutar pelo segundo lugar.

Boas vitórias fora, na jornada, para o Zenit (1-0 no Dragão), para o Borussia Dortmund (2-1 em Londres, ao Arsenal), para o Chelsea (3-0 no terreno do Schalke 04) e ainda para o Nápoles (2-1 em Marselha).

Em dia claramente a pender para os visitantes, somente o Celtic fez valer o "fator casa", com 2-1 ao Ajax. Nos outros dois jogos, registaram-se empates, 1-1 - no Steaua Bucareste-FC Basileia e no AC Milan-FC Barcelona.

Os "colchoneros", esta terça-feira com Tiago a titular, não se mostraram minimamente afetados pela sua primeira derrota da época (1-0 ante o Espanyol, para a Liga) e foram bem melhores que os austríacos. Raul Garcia abriu o marcador, aos oito minutos, e o "inevitável" Diego Costa bisou, aos 20 e aos 53.

Os madrilenos recebem agora o Austria e o empate pode bastar para o apuramento, caso o FC Porto não pontue em S. Petersburgo, no mesmo dia.

No Dragão, o FC Porto vendeu cara a derrota de jogo em que esteve reduzido a dez unidades logo desde o minuto sexto, quando Herrera viu segundo amarelo e o consequente vermelho. Ainda assim, os "azuis-e-brancos" enviaram duas bolas à madeira, por Lucho e Varela.

A cinco minutos do fim, o Zenit, que alinhou com os internacionais lusos Danny e Luís Neto, chegou à vitória, através de Alexander Kerzhakov, a passe de Hulk, decisivo neste seu regresso ao Dragão.

A meio da fase de grupos, o Atletico de Madrid tem nove pontos, contra quatro do Zenit, três do FC Porto e um do Austria.

O Chelsea, de José Mourinho, começou mal a época europeia, ao perder em casa com o Basileia, mas já encarrilou e esta terça-feira superou na Alemanha o Schalke 04 por 3-0, com um bis do espanhol Fernando Torres e um golo do belga Hazard.

Em Bucareste, Steaua e Basileia empataram, pelo que o grupo E tem alemães e ingleses a repartir a liderança, com seis pontos. Basileia, com quatro, ainda está "na corrida", enquanto que o Steaua, só com um ponto, se atrasou bastante.

O sempre candidato FC Barcelona reforçou o comando do grupo H, beneficiando em pleno do regresso de Messi à equipa. O argentino marcou, aos 23 minutos, anulando a vantagem do AC Milan que vinha desde o minuto nove, com o golo do brasileiro Robinho.

O "Barça" segue na frente com sete pontos, contra cinco do AC Milan, três do Celtic e um do Ajax.

Tripla igualdade no grupo F, com Arsenal, Borussia Dortmund e Nápoles com seis pontos. Apenas o Marselha, sem pontos, é "carta fora do baralho" na qualificação para os "oitavos".