O FC Porto empatou na Rússia com o Zenit a uma bola, em jogo da 4.ª jornada do Grupo G da Liga dos Campeões. Lucho deu vantagem aos "dragões", Hulk empatou e ainda falhou um penálti na segunda parte. A formação de Paulo Fonseca está obrigado a vencer os dois encontros que faltam.
Sem o castigado Herrera, Paulo Fonseca seguiu a lógica e deu a titularidade a Defour no meio-campo, com Josué a entrar para a esquerda do ataque, em vez de Ricardo.
Com Neto no banco, Danny, Hulk e Witsel a titulares, o Zenit entrou à "italiana", com linhas baixas, dez jogadores no seu meio-campo e Hulk na frente, jogando em contra-ataque.
O FC Porto, que já tinha perdido frente ao Zenit na Chmapions 2011/2012 por 3-1 no Estádio Petrovski, entrou à procura do golo desde cedo. Danilo e Josué deram o aviso que haveria de ser transformado ameaça real aos 25 minutos. Danilo subiu na direita, cruzou para a área onde apareceu Lucho a atirar de cabeça, fazendo o seu segundo golo nesta edição da Champions, o 18º no total.
A vantagem dos "dragões" que poderia obrigar a sair da sua zona de conforto e dar tranquilidade aos homens de Paulo Fonseca, durou três minutos. Uma sequência de carambolas enviou o esférico para a  área porista. Helton hesitou na saída, ficou à espera de Alex Sandro que ficou à espera de Helton. Quem não esperou muito goi HUlk que adiantou-se aos dois ex-colegas, roubou a bola e atirou para a baliza deserta. Um erro terrível, tal como tinha acontecido no sábado passado frente ao Belenenses.
O Zenit, que tinha perdido Danny antes do golo, por lesão, voltou a recuar as linhas e a apostar no contra-ataque, agora com Kerzhakov e Hulk na frente. Antes do intervalo Jackson esteve perto do golo mas o seu desvio, a livre de Josué, foi defendido a dois tempos por Lodigin.
Quando se esperava um FC Porto com uma melhor atitude no segundo tempo para procurar a vitória, foi o Zenit a entrar melhor. A formação orientada por Luciano Spaletti deixou de jogar "à italiana", subiu as linhas, passou a pressionar o FC Porto no seu meio-campo. Os "dragões", nervosos e sem soluções, cometiam erros atrás de erros no passe, principalmente a partir da defesa, onde Otamendi foi um desastre.
Numa dessas perdas, a bola sobrou para Shatov que tentou cruzar. A bola foi ao braço de Otamendi dentro da área (que tinha perdido a bola), o árbitro marcou penálti. No duelo entre Hulk e Helton, o guarda-redes portista adivinhou as intenções do colega brasileiro e defendeu. O remate saiu colocado masfrouxo e denunciado, para o lado direito do guarda-redes.
A apatia de Paulo Fonseca no banco era incompreensível. O FC Porto caiu de rendimento, Jackson era uma "ilha" no meio dos centrais, raramente teve bola, tal como Josué que "desapareceu" do jogo no segundo tempo. A necessitar de vencer, só aos 76 minutos, o treinador do FC Porto mexeu na equipa, com a entrada do extremo Licá para o lugar do apagado Josué. Mesmo com dois extremos, os azuis-e-brancos nunca tiveram lucidez e espaço para passar pela defensiva russa. O meio-campo, desgastado, não conseguia ganhar as segundas bolas nem chegar perto da área para dar apoio aos homens da frente.
Helton, que já se tinha redimido do golo russo no penálti que defendeu, voltou a exibir-se a grande nível, negando o golo a Arshavin oos 72 minutos, após mais uma grande jogada de Hulk.

Paulo Fonseca, precisando de vencer o encontro, esperou pelo minuto 86 para lançar Ghilas no jogo, no lugar do apagado Lucho Gonzalez. Demasiado tarde, numa altura em em que a equipa já estava perdida em campo, sem soluções. E o FC Porto até se pode sentir com sorte, já que ficou por marcar uma grande penalidade de Mangala sobre Hulk mesmo no final e antes Alex Sandro tinha travado o internacional brasileiro, tendo o árbitro Tom Harald Hagen mostrado o amarelo, numa altura em que Hulk ia ficar isolado.

O Zenit continua sem perder com equipas portuguesas em casa (4 vitórias, dois empates) e nas competições europeias em São Petersburgo ganhou cinco dos últimos oito jogos. Perdeu apenas um dos últimos 24 jogos em casa para as provas da UEFA.

O FC Porto somou o quarto ponto e está obrigado a vencer o Atlético Madrid na capital espanhola e o Áustria Viena no Dragão e esperar que o Zenit perca pontos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.