O Benfica conseguiu vencer esta noite o Anderlecht, por 3-2, e continua assim a ter hipóteses de seguir em frente na Liga dos Campeões. Foi a primeira vitória de sempre do clube da Luz no Stade Constant Vanden Stock.

No jogo desta quinta jornada do grupo G, os encarnados sofreram muito e só foram felizes mesmo no fim, tanto com o golo de Rodrigo, como com o tento de Cavani, que deu a vitória (2-1) ao PSG sobre o Olympiacos perto dos descontos. 

Com Jorge Jesus de regresso ao banco, o Benfica surpreendeu com a entrada de Fejsa no onze e até entrou relativamente bem no jogo. A controlar o adversário belga e sem conceder muitos espaços, os encarnados acabaram por ser surpreendidos aos 18 minutos, com o golo de Mbemba. O avançado resistiu bem à pressão de Luisão e finalizou bem perante a saída de Artur.

Longe de fazer uma boa exibição, o Benfica soube reagir. Apesar de pouco perigosa, onde saltou uma vez mais à vista o mau momento de Lima e a "dependência" de Cardozo, a equipa portuguesa conseguiu chegar ao empate ainda antes do intervalo.

Quando estavam decorridos 34 minutos, Matic respondeu de cabeça ao livre de Enzo Pérez e restabeleceu a igualdade na partida. Os belgas ainda reclamaram fora de jogo do sérvio, mas o árbitro nada assinalou, validando assim a recuperação encarnada.

Após o intervalo, e sem fazer muito por isso, o Benfica conseguiu passar para a frente do marcador aos 52', graças ao autogolo de Mbemba.

Quando se pedia uma gestão serena e segura do jogo, a formação de Jorge Jesus raramente conseguiu exibir essas virtudes. A atuação tremida deu azo à crença belga e assim não foi surpresa o tento do empate. Bruno aproveita da melhor maneira um erro da defesa encarnada e fez o 2-2 à passagem dos 76 minutos.

O desafio tornou-se então imprevisível e a vitória podia cair para qualquer lado. Jorge Jesus lançou Rodrigo e Ivan Cavaleiro já nos derradeiros instantes e foi mesmo o avançado hispano-brasileiro a ser decisivo. Na primeira vez em que tocou na bola Rodrigo fez o 3-2 e ressuscitou as esperanças encarnadas de ainda seguir em frente na 'liga milionária'.

A felicidade encarnada ficou completa segundos depois, a partir de Paris, quando o uruguaio Cavani fez aos 90' o golo da vitória parisiense sobre os gregos, que estão agora empatados no segundo lugar com o Benfica, somando ambos sete pontos. 

Rodrigo assegurou pelo menos a Liga Europa e deixa os encarnados "ligados à máquina" na esperança de ainda continuar na Champions. As decisões ficam adiadas para a última jornada.