Este está a ser um ano negro para as equipas portuguesas nas competições da UEFA. Depois de SC Braga ter sido eliminado nos play-off de acesso a fase de grupos da Liga Europa pelo Pandurii e do Paços de Ferreira ser afastado da fase de grupos da Champions pelo Zenit, a fase de grupos da Liga Europa e Liga dos Campeões tem sido um pesadelo para as formações lusas.

Os três participantes da Liga Europa já estão fora da fase seguinte. Benfica e FC Porto dependem de um milagre para se apurarem para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. As duas formações já garantiram, no entanto, um lugar na Liga Europa.

Em 25 jogos disputados pelas equipas portuguesas nas provas da UEFA esta temporada, apenas se registou quatro vitórias: duas do Benfica, uma do FC Porto e outra do Vitória de Guimarães. Curiosamente, as vitórias de "dragões" e minhotos foram na primeira jornada, tal como a primeira vitória do Benfica sobre o Anderlecht.

Nos outros encontros, registou-se dez empates e onze derrotas, com 20 golos marcados e 28 sofridos, o que dá um saldo negativo.

Contando por pontos, em cinco jogos o Benfica fez sete pontos, FC Porto e Vitória de Guimarães cinco, Estoril três e Paços de Ferreira dois.

Ainda falta uma jornada da fase de grupos mas este promete ser uma época para esquecer das equipas portuguesas nas provas da UEFA. 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.