Antes desta época, os quatro encontros entre ambas as equipas tinham acontecido todos em 2009, começando por um triunfo portista pela margem mínima nos oitavos de final de 2008/09. Pese embora o Atlético, então dirigido por Abel Resino, ter estado por duas vezes em vantagem no encontro da primeira mão, em Madrid, - com golos de Maxi Rodríguez (3) e Diego Forlán (45) – o FC Porto respondeu de cada vez através de Lisandro López (22, 72). Um empate sem golos na partida da segunda mão permitiu à equipa de Jesualdo Ferreira apurar-se para os quartos de final.

O FC Porto voltou a levar a melhor no reencontro na fase de grupos da época seguinte. Assim como agora, os clubes mediram forças na segunda e na sexta jornada, com o FC Porto a vencer por 2-0 no primeiro jogo, no Estádio do Dragão, com golos de Falcao (75') - que representaria o Atlético mais tarde - e de Rolando (82').

Pela altura do reencontro para o derradeiro jogo da fase de grupos, o FC Porto já havia assegurado o apuramento para os oitavos-de-final, enquanto o Atlético havia rendido Abel por Quique Sánchez Flores. O FC Porto venceu por 3-0 – golos de Bruno Alves (2), Falcao (14) e Hulk (76) – e infligiu ao Atlético o primeiro desaire em casa. Os "colchoneros" terminaram a época em alta ao vencer a Liga Europa.

O FC Porto joga, esta noite às 19h45, contra o Atlético de Madrid na sexta jornada do Grupo G da Liga dos Campeões no Estádio Vicente Calderón, na capital espanhola. Os Dragões, que já garantiram o terceiro lugar de acesso à Liga Europa, estão obrigados a vencer os "colchoneros" e esperar uma derrota ou empate do Zenit em Viena para seguirem em frente na prova milionária.