O Desportivo da Huíla perdeu este sábado, em Libreville, no Gabão, para CF Mounana por 1-3, jogo a contar para a primeira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação Africana de Futebol, onde se estreou.

Com a expulsão prematura do capitão Chiwe aos 19 minutos, por acumulação de cartões amarelos, adivinhavam-se momentos difíceis para a equipa huilana, pois a situação enervou a equipa, que não acertava em nada.

O Desportivo aguentou muito, mas no final da primeira parte o adversário marcou por intermédio do médio togolês Ibrahim, resultado com que terminou os primeiros 45 minutos.
Retomado o jogo, mesmo com um jogador a menos, o Desportivo da Huíla entrou disposto a mudar o rumo dos acontecimentos e marcou aos 51 minutos por Kumaca, um golo “olímpico” de belo efeito, através da marcação de um pontapé de canto directo.
A festa foi de pouca dura. Os “militares” da região sul de Angola não conseguiram resistir a pressão e influenciado pela vantagem numérica, o Mounana chegaria à vantagem aos 60 minutos, novamente por intermédio de um togolês, o avançado Athabao Cabdol.
O adversário do conjunto angolano voltaria a marcar o último golo do jogo já no declinar do jogo, que teve uma arbitragem questionável do bissau-guineense, António dos Santos Gilberto.
Com este resultado, o Desportivo da Huíla espera agora pelo jogo de resposta no próximo dia 15, no estádio nacional da Tundavala, no Lubango.
Caso passe a eliminatória, a equipa angolana defrontará o Club African da Tunísia, formação isenta nesta primeira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça CAF.