O Barcelona venceu esta terça-feira o Manchester City, em Inglaterra, por 2-0, em jogo dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Messi, agora a cinco da melhor marca de sempre em provas europeias, que pertence a Raul Gonzalez, inaugurou o marcador de grande penalidade. Já a fechar, Dani Alves ‘matou’ o jogo e pode mesmo ter matado a eliminatória.

No encontro maior destes oitavos de final da Liga dos Campeões, não deixa de ser curioso os poucos golos do jogo, quando frente a frente estiveram as duas equipas mais goleadoras da Europa. O jogo foi bastante tático, com o Manchester City a dar a posse de bola ao Barcelona, mas sempre a controlar, esperando o contra-ataque para Navas e David Silva lançarem Negredo.

Os primeiros 25 minutos até foram melhores por parte da equipa inglesa, com David Silva, aos 24 minutos, perto do golo. Aos 27’, foi Negredo, que dentro da grande área, obrigou Valdés a defesa apertada. Depois disso, o Barcelona começou-se a soltar, mas sem incomodar Joe Hart.

No entanto, tudo mudou no início da segunda parte, quando aos 53’ Navas perdeu a bola em no meio-campo (há um ligeiro toque de Busquets), Busquets abriu para Messi que foi travado por Demichelis. A falta acontece fora da área, mas o jogador do Barcelona cai já dentro.  Na marcação, Messi bate Joe Hart.

Obrigado a mudar a equipa, Pellegrini colocou Lescott fazendo sair Kolarov e trocou Navas por Nasri. O City aguentou como pode, mas tudo podia ter ficar mais complicado aos 81’, quando o árbitro auxiliar assinalou mal um fora de jogo, quando a bola já tinha entrado na baliza de Hart. Xavi isolou Fàbregas, que deixou para Piqué, de frente para Hart, fazer o golo. Antes do tento anulado, pertenceu a Dani Alves (69’) a melhor ocasião, num remate cruzado a tirar ‘tinta’ ao poste.

O lateral brasileiro não iria abandonar o encontro sem fazer o gosto ao pé. Aos 90’, a passe de Neymar, que entrou na segunda parte, bateu Joe Hart e complicou muito as contas dos citizens para se apurar para os quartos de final da Liga dos Campeões.

A ‘malapata’ dos ingleses com o Barcelona parece continuar. A segunda parte deste encontro está agendada para 12 de março, em Camp Nou, um campo tradicionalmente difícil.