Barcelona e Manchester City irão protagonizar dois dos mais aguardados confrontos dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Os 'citizens' estão a três pontos do líder Chelsea na Liga Inglesa, mas com um jogo a menos. A formação de Manuel Pellegrini está também na final da Taça da Liga, onde vai defrontar o Sunderland, e nos "quartos" da Taça de Inglaterra, na qual irá medir forças com o Everton.

Já o Barcelona, de Tata Martino, lidera a Liga Espanhola, a par do grande rival Real Madrid e do surpreendente Atlético Madrid. Merengues e 'culés' irão defrontar-se ainda na final da Taça do Rei.

A história dos confrontos entre o Barcelona e as equipas inglesas nas provas da UEFA não tem sido muito favorável às formações da Premier League. Por diversas vezes os espanhóis mostraram a sua força, impingindo goleadas às equipas de topo em Inglaterra.

O primeiro confronto entre ingleses e catalães aconteceu em 1958. Uma equipa inglesa de nome London XI participou na antiga Taça das Cidades com Feiras. Depois de um empate a duas bolas em Londres, a London XI foi goleada por 6-0 pelo Barcelona.

Mas não foi só o London XI a sofrer às mãos dos 'culés' na Taça das Cidades com Feiras. Em 1966, o Chelsea sucumbiu nas meias-finais da competição que viria a dar lugar a Taça UEFA, ao perder por 5-0. Nos anos 50 e 60 Barcelona foi mesmo o pesadelo das equipas inglesas: na final da final da Taça das Cidades com Feiras de 1960 goleou o Birmingham por 4-1 e no mesmo ano despachou o Wolverhampton por 9-2, no conjunto das duas mãos, nos quartos de final.

O mesmo Chelsea viria a sofrer na pele a fúria catalã, agora na Liga dos Campeões europeus. Nos quartos de final da Champions em 2000, o Chelsea conseguiu vencer em Stamford Bridge por 3-1, (Zola e Tor André Flo (2) marcarem para os ingleses, Figo fez o golo dos Culés) e esteve muito perto de passar às meias-finais.

Mas uma exibição de luxo na segunda mão, com Figo e Rivaldo a colocar o Barça em vantagem na eliminatória antes da meia hora de jogo, acabaram com as aspirações inglesas. Tor André Flo ainda reduziu para 1-2 e fez tremer o Camp Nou mas Dani fez o 3-1 e mandou o jogo para o prolongamento. Rivaldo redimiu-se de um penálti falhado e colocou o Barça em vantagem também de grande penalidade, Kluivert fechou as contas do jogo, depois da expulsão de Babayaro no segundo penálti do brasileiro.

Em 2001, a grande equipa do Leeds United de David O´Leary, com Alan Smith, Lee Bowyer, Ian Hart e Garry Kelly foi goleada em Camp Nou por 4-0 na fase de grupos, mas haveria de chegar às meias-finais da Champions, perdendo para o Valência (0-0 e 0-3).

Além do Chelsea, outros grandes nomes do futebol inglês também foram goleados no Camp Nou para a Liga dos Campeões. Em 1994, na fase de grupos, o Manchester United sucumbiu perante os 'culés' por 4-0, num ano em que não passaram da 1.ª fase (terminaram atrás de Barcelona e IFK Gotemburgo). Romário, Ferrer e Stoichkov (2) fizeram os golos, numa equipa do United onde figurava Ryan Giggs, ainda em atividade.

A última vítima inglesa dos catalães foi o Arsenal, nos quartos de final da Liga dos Campeões em 2010. A famosa equipa de Pep Guardiola empatou 2-2 em Londres, com dois golos de Zlatan Ibrahimovic mas no Camp despachou a corajosa equipa de Wenger por 4-1. Bendtner ainda deu vantagem aos Gunners mas o golo do dinamarquês apenas serviu para soltar a fúria catalã que embalou para uma goleada, numa exibição memorável de Leonel Messi, autor dos quatro golos do Barcelona. Nas meias-finais o Dream Team de Guardiola caiu aos pés do Inter de Mourinho, que viria a vencer a competição, batendo na final o Bayern Munique.

Pelo historial de confrontos entre o Barcelona e as formações de Inglaterra, o jogo nunca ficará resolvido no Estádio Cidade de Manchester. Os citizens terão de fazer um grande resultado no primeiro encontro para depois encarar o segundo com mais tranquilidade, pois o Barcelona tem-se mostrado letal e quase imbatível em casa.

O jogo da 1.ª mão entre o Manchester City e o Barcelona está marcado para as 19h45 desta terça-feira.