O Paris Saint-Germain deu um passo de gigante rumo aos oitavos de final da Liga dos Campeões com uma vitória expressiva, esta terça-feira, sobre o Bayer Leverkuen por 4-0 no jogo da primeira mão.

Os alemães procuravam a segunda vitória de 2014 em casa, mas foram os visitantes a adiantar-se no marcador logo aos 3 minutos de jogo por intermédio de Blaise Matuidi, que à entrada da área bateu Bernd Leno com o pé esquerdo após uma jogada iniciada pelo próprio.

O golo madrugador deu confiança à equipa de Laurent Blanc e aos 11 minutos Zlatan Ibrahimovic aproveita alguma desorientação na área do Leverkusen para arrancar o seu primeiro remate à baliza de Bernd Leno. A bola acabou por embater num defesa contrário que, em cima da linha, evitou o 2-0.

O domínio do Paris Saint-Germain foi-se acentuando com o Bayer Leverkusen a apresentar muitas dificuldades em roubar a bola ao adversário. A qualidade técnica dos jogadores parisienses conseguia sobrepor-se à forte pressão dos alemães com Spahic a cometer uma grande penalidade aos 38 minutos sobre Lavezzi. Chamado à marca dos 11 metros, Zlatan Ibrahimovic fez o 2-0 para o Paris Saint-Germain e praticamente sentenciou qualquer reação do adversário antes do intervalo.

Na antevisão do jogo, Laurent Blanc tinha advertido para a motivação de Zlatan Ibrahimovic neste tipo de jogos, e o internacional sueco confirmou as palavras do técnico francês com um grande golo aos 42 minutos com um autêntico “míssil” de pé esquerdo a levar a bola ao ângulo da baliza de Leno.

No segundo tempo, Sami Hyypia fez duas alterações na equipa do Bayer Leverkusen com as entradas de Brandt e Reinartz e as saídas de Heung-Min Son e Rolfes. Com as substituições, os alemães ganharam alguma agressividade no seu jogo, mas as oportunidades de golo continuavam a escassear. Aos 59 minutos, o defesa bósnio, Spahic, vê o segundo cartão amarelo e é expulso deixando o Bayer Leverkusen a jogar com menos um jogador.

O cenário para os alemães não era animador e pior ficou quando Laurent Blanc colocou em campo Pastore por Lavezzi. O técnico francês percebeu que podia sentenciar a eliminatória no terreno do adversário e aproveitou para refrescar o ataque, ganhando a aposta quando aos 88 minutos Yohan Cabaye faz o 4-0 e praticamente selou o jogo, e a eliminatória.

Com este resultado, o Bayer Leverkusen precisa de golear o Paris Saint-Germain no Parque dos Príncipes no jogo da segunda mão, um cenário pouco provável e que coloca a formação francesa a menos de um passo dos quartos de final.