O Borussia Dortmund venceu fora o Zenit por 4-2, em jogo da 1.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Lewandowski por duas vezes, Reus e Mkhitaryan marcaram para os alemães, Hulk e Shatov fizeram os tentos dos russos.

Num jogo de grande importância para as duas formações, os dois treinadores tiveram vários problemas para colocar a melhor equipa em campo, com destaque para o Borussia Dortmund. Jurgen Klopp não pode contar com os lesionados Blaszczykowski, Hummels, Subotic e Gundogan, todos eles jogadores habitualmente titulares. Do lado do Zenit, o internacional português Danny, lesionado, ficou de fora, tal como Shirokov. Neto, Hulk e Wirsel foram titulares.

Quando se esperavam muitas dificuldades para o Dortmund, a formação de Klopp soube trabalhar para estar como "peixe na água", jogando em transições rápidas. Sem muito que fazer, apanhou-se a ganhar por 2-0 logo aos cinco minutos, nos dois primeiros remates do encontro. Mkhitaryan aos 4, após jogada de Reus, e o próprio Reus aos cinco após passe de Grosskreutz deram uma vantagem confortável, deixando Spaletti a pensar na melhor forma de inverter o resultado.

Os dois golos deixaram "atordoados" os jogadores do Zenit, que sentiram inúmeras dificuldades na 1.ª parte para chegar a área de Weidenfeller. Hulk, Arshavin e Rondón foram presas fáceis no primeiro tempo, os médios russos raramente conseguiram chegar à área adversária.

Após o intervalo o Zenit mudou a sua postura em campo e passou a estar mais perto da baliza alemã. Num dos ataques, e após vários ressaltos na área, Shatov atirou para o fundo da baliza e relançou a partida, aos 57 minutos. Mas logo de seguida o Borussia Dortmund tratou de "pôr travão na euforia" com o terceiro golo "made in Poland", da autoria de Lewandowski, após combinação com Piszczek, aos 61. A jogada nasce de um contra-ataque do Zenit, com perda de bola de Rondon que deixou a defesa desequilibrada.

Mas este era o período louco do jogo porque logo de seguida, aos 69 minutos, Fayzulin ganhou um penálti que Hulk tratou de converter com um tiro violento, dando nova esperança a formação russa.

Esperança que durou apenas dois minutos. O Zenit deslumbrou-se, começou a atacar com muitos jogadores e esqueceu-se de defender. Num contra-ataque sublime, Lewandowski combinou com Reus, entrou na área e atirou forte e cruzado, fazendo o 4-2.

Com 20 minutos para jogar, o Zenit tentou o tudo por tudo para reduzir a diferença mas sem sucesso. Na segunda mão, os russos terão a quase que impossível missão de eliminar os alemães, depois de sofrerem quatro golos. O meio-campo não funcionou e deixou a defesa sempre entregue a si própria. Neto foi dos melhores do lado russo.

Esta foi a quarta derrota do Zenit frente a equipas alemães em casa, onde conseguiu quatro vitórias e um empate. Num total de 13 encontros com equipas da Alemanha na UEFA, o Zenit venceu quatro, empatou três e perdeu seis.