A primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões de futebol joga-se terça e quarta-feira, com o reencontro entre Manchester United e o campeão em título Bayern de Munique em destaque.
O United, que na liga inglesa tem sido protagonista de uma das piores épocas dos últimos anos, na ressaca do adeus de Alex Ferguson, recebe, terça-feira, provavelmente sem Nani, o vencedor da prova na época passada e já campeão da Alemanha.
Nos nove jogos entre as duas equipas na “Champions”, três foram ganhos pelos bávaros, quatro terminaram empatados e dois acabaram com triunfos ingleses, sendo que o primeiro aconteceu na famosa final de 1998/99, ganha por 2-1, em Nou Camp, com dois golos após os 90 minutos regulamentares, de Sheringham e Solskjaer.
Para o jogo de Old Trafford, o treinador dos alemães, o catalão Pep Guardiola, que já levou o FC Barcelona a dois títulos, não tem o médio espanhol Thiago Alcantara, enquanto David Moyes não pode contar, também por lesão, com o holandês Robin van Persie.
Em outro dos mais aguardados encontros dos quartos de final, o Barcelona recebe, também terça-feira, o Atlético de Madrid, um confronto que leva até à Europa o duelo que tem sido travado entre portas, na presente época, com os “colchoneros” a liderarem a liga espanhola e os catalães um ponto logo atrás.
A equipa de Tata Martino chega a esta fase da prova sem o seu principal guarda-redes, Victór Valdez, lesionado num joelho, enquanto os madridistas não podem contar com Raúl Garcia, suspenso por um jogo. Tiago é uma opção para o substituir.
Em 2013/14, as duas equipas já se encontraram em três ocasiões e registaram-se três empates. Graças a um golo fora, de Neymar (1-1 e 0-0), o “Barça” levou a Supertaça espanhola, enquanto o jogo do campeonato terminou a zero, no Vicente Calderon.
Na quarta-feira, o Borússia de Dortmund desloca-se ao estádio do Real Madrid com uma baixa de peso: o ponta-de-lança polaco Robert Lewandowski, que tem seis golos assinados na edição deste ano da “Champions” e encontra-se suspenso por uma partida.
O Real Madrid, por sua vez, conta com o português Cristiano Ronaldo, o melhor marcador da prova, com 13 golos, assim como com os seus compatriotas Pepe e Fábio Coentrão. O lateral esquerdo deverá ser suplente, do brasileiro Marcelo.
Lewandowski já deverá, porém, jogar na segunda mão, em Dortmund, onde, na época passada, conseguiu um “póquer” face aos “merengues”, então ainda de José Mourinho, sendo decisivo na sua eliminação (4-1 em casa e 0-2 no Bernabéu).
Por fim, um jogo entre representantes de um das mais antigas rivalidades europeias: França e Inglaterra, com o Paris Saint-Germain, à procura da afirmação europeia, a receber o Chelsea, treinado por José Mourinho.
No historial da prova, os emblemas de Paris e Londres apenas se encontraram uma vez, na fase de grupos em 2004/2005, tendo o Chelsea vencido fora por 3-0 e empatado sem golos em casa.
Os londrinos chegam ao jogo depois de perderem para o Liverpool a liderança da Premier League, por culpa de um desaire por 1-0 na casa do Crystal Palace, enquanto os gauleses reforçaram a liderança interna, seguindo 13 pontos à frente do AS Mónaco.
Todas as partidas têm início às 19h45. A final da Liga dos Campeões está marcada para o dia 24 de maio, no Estádio da Luz, em Lisboa.