O Manchester United empatou esta terça-feira em casa com o Bayern Munique a 1-1, no jogo da primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

Nemaja Vidic regressou aos golos europeus em Old Trafford enquanto Bastian Schweinsteiger garantiu um golo fora de portas que poderá vir a ser “precioso” no encontro da segunda mão na Alemanha.

No regresso às grandes noites europeias em Old Trafford, David Moyes apostou na mesma equipa que havia vencido o Olympiakos a ronda anterior com a titularidade do veterano Ryan Giggs assim como a inclusão de Antonio Valencia e Danny Welbeck no onze inicial.

Do lado do Bayern Munique, Pep Guardiola deixou Mario Mandzukic no banco para apostar em Thomas Müller, algo que viria a mudar no decorrer no segundo tempo com a entrada do avançado croata a ser decisiva para o golo de Bastian Schweinsteiger.

Numa primeira parte praticamente de sentido único para a baliza de De Gea, o Bayern Munique dominou por completo o Manchester United a nível da posse de bola, tal como se tem vindo a verificar na campanha desta época dos bávaros. As combinações alucinantes entre os jogadores do Bayern Munique não permitiam qualquer reação aos homens de Moyes.

O Manchester United só no final da primeira parte conseguiu criar duas situações de perigo junto à baliza de Neur por intermédio de Wellbeck, primeiro, e Valencia já em cima do apito final.

No segundo tempo, David Moyes tirou Giggs e colocou em campo Kagawa, mas o domínio do Bayern Munique continuou a verificar-se em Old Trafford apesar da boa réplica da defesa inglesa.

Na marcação de um pontapé de canto a favor do Manchester United, Nemanja Vidic surgiu sem oposição na área contrária e de cabeça abriu o marcador num excelente gesto técnico, tal como mandam os manuais das boas elevações.

O Bayern Munique continuava a dominar o jogo, mas o resultado assim não o refletia, algo que, provavelmente, fez com que Pep Guardiola trocasse os avançados aos 63 minutos com a saída de Müller e a entrada de Mandzukic. A alteração teve efeitos praticamente imediatos quando aos 67 minutos, Mandzukic, na área inglesa, amortece a bola para a entrada de rompante de Bastian Schweinsteiger, que, num excelente remate ao ângulo, faz o 1-1.

Robben ainda tentou levar os três pontos de Inglaterra com um remate aos 78 minutos, aproveitando um mau alívio de Vidic, mas a bola passou muito perto da baliza de De Gea.

Já perto do final do jogo uma contrariedade para Pep Guardiola com um cartão amarelo mostrado a Javi Martinez e o cartão vermelho (segundo amarelo do jogo) para Schweinsteiger, que assim falham o jogo da segunda mão.

Com este resultado, o Bayern Munique parte em vantagem para o jogo da segunda mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões.