A UEFA alertou hoje o Chelsea que arrisca sanções disciplinares se tentar aplicar a cláusula contratual que obriga o Atlético Madrid a pagar pela utilização do guarda-redes Thibaut Courtois, emprestrado pelos londrinos ao clube madrileno.
O presidente do Atlético de Madrid, Enrique Cerezo, confirmou na quinta-feira que Courtois tem uma cláusula no seu contrato que obriga o clube espanhol a pagar três milhões de euros por cada jogo em que as duas equipas se defrontem na Liga dos Campeões.
Como ambas as equipas estão no sorteio das meias-finais da competição e podem encontrar-se, Cerezo deixou claro na quinta-feira - em declarações à Onda Cero - que a verba de seis milhões correspondentes aos dois jogos "é uma cifra que o clube não pode pagar".
Face às notícias divulgadas na imprensa, a UEFA reagiu hoje - ainda antes do sorteio das meias-finais -, reiterando que "os Regulamentos Disciplinares da Liga dos Campeões e da própria UEFA proíbem claramente que um clube exerça, ou tente exercer, qualquer tipo de influência para que outro clube utilize ou deixe de utilizar jogadores" numa partida.
Por outro lado, esclarece que "qualquer cláusula num contrato privado entre clubes que possa influenciar que jogadores um clube utilize em campo é nula, inválida e não aplicável, no que diz respeito à UEFA".
Por último, a entidade que rege o futebol europeu alerta que "qualquer tentativa de aplicar essa cláusula constitui uma clara violação tanto do regulamento disciplinar da Liga dos Campeões como do da UEFA, o que resultaria nas sanções apropriadas".