O sorteio das meias-finais da Liga dos Campeões em futebol mantém em aberto uma final entre Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e José Mourinho (Chelsea), a 24 de maio, no Estádio da Luz, em Lisboa.
O Real Madrid, equipa do extremo português Bola de Ouro da FIFA, mas também de Fábio Coentrão e Pepe, defrontará nas meias-finais o campeão europeu em título, o Bayern Munique, numa eliminatória em que os “merengues” não são favoritos, enquanto os londrinos enfrentam o Atlético de Madrid, do ex-“blue” Tiago.
Será preciso um melhor Real Madrid para levar de vencida a equipa de Pep Guardiola, que já tem o título alemão na mão e persegue a sua sexta coroa europeia (venceu em 1973/74, 1974/75, 1975/76, 2000/01 e 2012/13), tentando também tornar-se a primeira a revalidar o cetro na “era Champions” (desde 1992/93).
Ao longo da história, os dois colossos do futebol europeu – que nunca mediram forças numa final - encontraram-se por cinco vezes em meias-finais da “Champions”, num registo claramente favorável aos alemães, que eliminaram por quatro vezes os “merengues”, a última em 2011/12, nos “penáltis”.
Depois do título conquistado na última época, na qual venceu tudo ainda sob o comando de Jupp Heynckes, o Bayern é uma vez mais favorito à vitória na prova, não obstante o peso do Real Madrid e a sua história (nove títulos europeus).
A equipa espanhola, que tem em Cristiano Ronaldo a sua maior figura, não está na sua melhor fase: perdeu terreno no campeonato (terceiro classificado), sofreu para eliminar o Borussia Dortmund (perdeu fora por 2-0, depois do 3-0 em casa) e não conta com o internacional português, lesionado.
Cristiano Ronaldo fez muita falta no jogo em Dortmund e vai estar parado duas semanas, num boletim clínico que prevê a sua ausência do próximo jogo da liga espanhola, da final da Taça do Rei (com FC Barcelona) e da primeira mão com Bayern Munique (23 de abril). Estará em dúvida para o jogo decisivo.
Apesar de tudo, o Real Madrid continua a perseguir o seu 10.º título europeu, depois de ter chegado ao nono há já longínquos 12 anos, quando – com Luís Figo na equipa – esteve na sua última final, em 2001/02, e bateu o Bayer Leverkusen (2-1).
Na meia-final, o Real Madrid joga primeiro em casa, a 23 de abril, e disputa a segunda mão em Munique, a 29.
No outro lado destas "meias", está o também português José Mourinho e o seu Chelsea, que num cenário normal é sempre um candidato, embora nem o técnico, no seu regresso a Londres, provavelmente adivinhasse que estaria a dois passos da final europeia.
Mourinho tem falado para dentro de portas e esclareceu que este ainda não seria o ano em que lutaria pelo título na Liga Inglesa. Na Europa, tem caminhado pé ante pé e conseguiu virar nos quartos de final a eliminatória com o PSG (depois de perder em Paris por 3-1, venceu em Londres por 2-0).
Se ultrapassar o Atlético Madrid, equipa sob o brilhante comando de Diego Simeone, o Chelsea arrisca-se mesmo a ter o seu terceiro troféu europeu consecutivo (venceu a Liga dos Campeões em 2011/12 e a Liga Europa em 2012/13).
Já o Atlético Madrid, do médio português Tiago, tem uma única final na competição, na distante época de 1973/74, na qual perdeu com o Bayern Munique.
Este ano tem estado em muito bom nível, com Diego Costa em grande plano, e não só chega às meias-finais da Champions – eliminou o rival FC Barcelona –, como lidera a Liga Espanhola, com mais um ponto do que os catalães e três face ao Real Madrid.
Com apenas três meias-finais da maior competição europeia de clubes no seu “currículo”, foi eliminado nas edições de 1958/59 e 70/71 (na ainda Taça dos Clubes Campeões Europeus), os “colchoneros” têm pouca história na prova.
Atlético Madrid e Chelsea apenas se defrontaram três vezes, duas na Liga dos Campeões de 2009/10, na fase de grupos, com uma goleada dos “blues” em casa (4-0) e um 2-2 no Vicente Calderón, e na Supertaça Europeia de 2012 (vitória dos madrilenos, que tinham vencido a Liga Europa, por 4-1).