Cristiano Ronaldo assegurou hoje a terceira final da Liga dos Campeões de futebol da sua carreira e pode, em Lisboa, levantar pela segunda vez o troféu, seis anos depois de ter vencido a competição com o Manchester United.

Agora no Real Madrid, o avançado português vai disputar a primeira final da “Champions” com a camisola dos “merengues”, emblema que representa desde 2009, numa temporada em que já bateu o recorde de golos da prova, com 16 remates certeiros.

Nas meias-finais, o Real Madrid deixou pelo caminho o Bayern Munique, atual detentor do título, com um triunfo por 1-0 na capital espanhola e nova vitória na Alemanha, por 4-0, com dois golos de Cristiano Ronaldo.

Aos 29 anos, o capitão da seleção portuguesa prepara-se para a sua terceira final da mais importante competição europeia, em que também estarão presentes os seus compatriotas Pepe e Fábio Coentrão, que são estreantes.

Na temporada de 2007/08, Cristiano Ronaldo disputou a sua primeira final da Liga dos Campeões, com o Manchester United, e conquistou a competição após bater o Chelsea no desempate por grandes penalidades, após a igualdade a um golo.

Em Moscovo, o avançado luso fez o único tento dos “red devils”, mas falhou um penalti durante o desempate. Mesmo assim, o Manchester United levantou o troféu e Ronaldo tornou-se campeão europeu de clubes.

Na época seguinte, a última como jogador do clube inglês, o jogador madeirense voltou a marcar presença na final da “Champions”, mas dessa vez não teve motivos para festejar depois de o FC Barcelona ter batido o Manchester United, por 2-0, em Roma.

No seu primeiro ano no Real Madrid, a formação espanhola foi com alguma surpresa eliminada nos oitavos de final perante o Lyon, seguindo-se três presenças consecutivas nas meias-finais, com José Mourinho no comando dos “merengues”.

No dia 24 de maio, no Estádio da Luz, em Lisboa, pode sagrar-se pela segunda vez campeão europeu de clubes.