Vítor Baía foi um dos anfitriões da taça da Liga dos Campeões na sua chegada a Lisboa e acredita que haverá mais portugueses a carrega-la na final de 24 de maio, depois de ver ontem a grande atuação de Ronaldo pelo Real Madrid contra o Bayern Munique.

"Já não há palavras para descrever a carreira do Cristiano, porque é superação atrás de superação, recordes atrás de recordes, é um nível extraordinário. É o melhor jogador do mundo. É um privilégio para nos ter um português desta qualidade e tê-lo em mais uma final da Liga dos Campeões. Vai ser também, sem duvida alguma, um motivo de orgulho, de ter já, pelo menos, três portugueses na final. E vamos ter mais portugueses na final", afirmou o antigo jogador do FC Porto e da Seleção Nacional.

Em declarações prestadas à margem de uma visita ao recinto do Portugal Open, Vítor Baía manifestou ainda o seu desejo de ver José Mourinho guiar também o Chelsea à final, com um triunfo esta noite sobre o Atlético de Madrid.

"Pela relação, o Tiago não me vai levar a mal, mas por todos os momentos, porque ganhar uma Liga dos Campeões no FC Porto é algo de extraordinário, porque marca uma carreira e a nossa relação assim o exige, gostaria de ver um Real Madrid-Chelsea na final", vincou, lembrando o título europeu de 2004 nos dragões.

Aliás, a admiração pelo treinador português do Chelsea mantém-se bem viva e Baía destacou a inteligência de Mourinho nos jogos decisivos: "É realmente o melhor, pela maneira como trabalha os seus jogadores, como prepara os seus jogos, porque é um estratega nato. E a eliminar, é fortíssimo. Todos os jogos que teve até hoje e os que perdeu, foi por coisas mínimas. Ele prepara realmente muito bem os jogos e, por isso, é que está mais vezes nas finais e nas meias-finais das competições. A eliminar é um estratega nato e prepara muito bem a sua equipa".

Paralelamente à Champions, o antigo internacional português acredita que também o Benfica poderá afastar a Juventus e marcar presença na final da Liga Europa. "Está em vantagem e a este nível é importante estar em vantagem", declarou Vítor Baía, relativizando o caso em torno de Enzo Pérez: "Tem de passar ao lado. É mais um jogo e a ver como corre amanhã em Turim".