Os hotéis de Lisboa aumentaram o preço de estadias na final da Liga dos Campeões para impedir a venda dos quartos, garantindo assim os compromissos com operadores turísticos, disse à Lusa o presidente da Associação de Hotelaria de Portugal.

"São preços proibitivos precisamente para que os quartos não sejam vendidos para o dia 24, porque os hotéis têm que cumprir os compromissos já assumidos com os operadores turísticos [para esses mesmos quartos]", explicou Luís Veiga.

O presidente daquela associação, que representa cerca de 200 hotéis na capital, entre os seus 700 associados no país, explicou que é normal surgirem quartos disponíveis para reserva, através da Internet, com preços muito elevados, mas que é "precisamente para que não se vendam".

"Os hotéis não vão rasgar os contratos de compromissos assumidos. Este é um evento extraordinário, semelhante ao que ocorreu em 2004 [ano em que Portugal organizou o campeonato europeu de futebol]", disse Luís Veiga.

O jornal Diário de Notícias dá hoje conta que a confirmação da presença dos clubes espanhóis Real Madrid e Atlético de Madrid na final da Liga dos Campeões, a 24 de maio, está a ditar que os preços de pernoita cheguem a 6.900 euros.

Das cerca de 22.000 camas de hotéis existentes em Lisboa, com uma ocupação média de 62 por cento, a associação estima que estejam apenas disponíveis 9.000 para os adeptos espanhóis.

A juntar a isto, há o facto de adeptos ingleses terem feito reservas de alguns milhares de quartos, na expetativa de que o Chelsea Football Club chegasse à final da competição.

Aos adeptos espanhóis que viajem de carro de Madrid para Lisboa, o presidente da Associação de Hotelaria de Portugal sugere que pernoitem no caminho ou nos arredores da capital portuguesa.

A final da Liga dos Campeões acontecerá a 24 de maio no Estádio da Luz.

Entretanto, também a Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo considerou esta situação “expetável”, mas criticou a subida de preços nos hotéis para a final da Liga dos Campeões em futebol, que se disputa no Estádio da Luz.

“É expectável que se assista a uma subida dos preços neste tipo de eventos, um fenómeno que, frequentemente, dá origem a situações de grande especulação, não tanto por parte dos hotéis, mas, na maior parte dos casos, por parte de operadores turísticos que fazem a revenda de quartos. Esses valores exorbitantes não refletem, contudo, a oferta do mercado de Lisboa, pelo que deverão ser interpretados de forma crítica”, explicou à Lusa fonte da direção da APHORT.