O treinador do Tyreso, Tony Gustavsson, afirmou hoje que a sua equipa terá de fazer "um jogo perfeito" na final feminina da Liga dos Campeões feminina para vencer o Wolfsburgo, que classificou como "a melhor equipa do Mundo".
"O Wolfsburgo é provavelmente a melhor equipa [de futebol feminino] do Mundo, neste momento. Mas isso é bom para as nossas jogadoras, porque têm aquele extra de concentração, que é quase palpável. Jogadoras como a Verónica Boquete, Marta ou Caroline Seger crescem nestes momentos. Adoram", considerou hoje o sueco Tony Gustvasson.
O treinador do Tyreso, um pequeno emblema dos arredores de Estocolmo, considerou que a sua equipa não poderá cometer erros para ter hipótese de ganhar a Liga dos Campeões no seu ano de estreia e contra o campeão em título.
"Temos de jogar o nosso melhor, temos de fazer um jogo perfeito contra o Wolfsburgo", disse o treinador numa antevisão à final de quinta-feira, no Estádio do Restelo, acrescentando que esta é a primeira vez que a sua equipa parte para um jogo sem a pressão de ser favorita.
"Mas para o Wolfsburgo também é um jogo diferente. No ano passado, quando jogaram [a final] o Lyon era o grande favorito. E este ano se perdem connosco na final podem não jogar a Liga dos Campeões no próximo ano[2014/15]. A pressão está toda do lado deles", disse Gustavsson.
O técnico sueco diz que o Wolfsburgo "tem um jogo muito mais físico", com jogadoras mais altas, mais fortes, melhores no jogo aéreo e, logo, mais perigosas nas bolas paradas.
"Nós temos mais velocidade e um pouco mais de técnica. Se conseguirmos fazer um jogo rápido, teremos vantagem, mas se for um jogo de força, será vantajoso para elas. Vamos tentar ser espertos taticamente na final", salientou.
Gustavsson recordou que o Tyreso passou por problemas financeiros que afetaram a equipa, mas referiu que as jogadoras e o ‘staff’ técnico souberam unir-se para tirar partido das adversidades.
"Tivemos algumas 'fugas de energia', salários que não eram pagos e outros problemas, mas unimo-nos e saímos mais fortes. Há um ditado: "Quando os ventos da tempestade te atingem, ou fazes um abrigo ou constróis um moinho". Nós escolhemos construir um moinho. Queremos usar a força desta tempestade para crescer como equipa", disse o treinador sueco, de 40 anos.
Gustavsson admite que as melhores jogadoras da equipa vão sair do Tyreso no fim da época, mas salientou que, por isso mesmo, as futebolistas vão querer fazer o jogo das suas vidas.
"Todos nós sabemos que este é o fim da viagem. É a última noite com as amigas. Elas sabem que, quando sairmos de Lisboa, algumas jogadoras vão sair do clube", afirmou o técnico, acrescentando que as suas jogadoras "vão deixar tudo em campo".
O Tyreso conta com a brasileira Marta, de 28 anos, escolhida cinco vezes como a melhor jogadora de futebol do Mundo. Um perigo para as adversárias, diz Gustavsson.
"Quando a Marta fica com aquele 'olhar assassino', é melhor tomarem cuidado. O que vai acontecer na final é que o Wolfsburgo vai fazer ‘tackles’ agressivos, para desequilibrá-la física e mentalmente. E se ela ficar com o "olhar assassino" então “tenham cuidado, porque despertaram na Marta algo que nos vai fazer ganhar a Liga dos Campeões", concluiu.