O tráfego aéreo em Lisboa vai ter um recorde absoluto no fim-de-semana, devido à final da Liga dos Campeões, superando os máximos registados na Expo 98, no Euro 2004 ou na Cimeira da Nato em 2010.
Só no sábado, o aeroporto de Lisboa acolherá 740 movimentos (aterragens e descolagens), quando o tráfego nesta altura regista uma média diária de 425 movimentos, adiantou em comunicado a NAV Portugal. Na sexta-feira e no domingo estão previstos cerca de 650 movimentos diários na Portela.
“Até ao momento, o registo de maior número de movimentos controlados pela NAV Portugal, aconteceu aquando da final do Campeonato da Europa de Futebol em 2004, com 570 movimentos no Aeroporto de Lisboa”, adiantou a empresa que presta serviços de tráfego aéreo no território continental português.
Nos três dias serão tomadas medidas de regulação do tráfego na área terminal de Lisboa, a fim de aumentar a fluidez do tráfego, mitigar a ocorrência de atrasos e acautelar o objetivo primordial da missão – a segurança -, explicou a empresa.
Tal como a Lusa já tinha noticiado, a Iberia anunciou a programação de 22 voos adicionais na rota Madrid-Lisboa entre hoje e 25 de maio, oferecendo assim 12 mil assentos, mais 124% do que o normal.
Fonte da empresa disse que a Iberia transportará ainda a equipa do Real Madrid em quatro voos 'charter' [fretado], a que se somam oito outros voos 'charter' comerciais e 10 voos regulares adicionais.
A empresa aumentou ainda o tamanho dos aviões normalmente usados na rota para poder acomodar o maior número de passageiros que já se previam.
Já fonte da TAP em Madrid explicou, recentemente, à Lusa que a companhia aérea "otimizou" os aviões que vai utilizar na rota entre as duas capitais nos dias antes e depois da final para poder transportar mais passageiros, sem que tenha aumentado o número de voos.
Também a easyJet não previa reforçar o número de ligações a Lisboa, mas esperava que os voos entre Madrid e Lisboa nos dias antes e depois da final da Liga dos Campeões registassem uma taxa de ocupação de 100%, disse fonte da empresa à Lusa.
A final da Liga dos Campeões de futebol, que opõe o Real Madrid ao Atlético de Madrid, está agendada para sábado, a partir das 19:45, no estádio da Luz (Benfica), em Lisboa.