O ministro da Administração Interna disse esta quinta-feirae que pediu à Polícia de Segurança Pública (PSP) informações adicionais para poder avaliar a utilização pela polícia de uma aeronave não tripulada na final da Liga dos Campeões de futebol.
“A PSP solicitou a utilização para determinados fins desse mecanismo (drone) e eu entendo por bem fazer um conjunto de solicitações e informações adicionais para poder avaliar, no fim, aquilo que é solicitado”, disse Miguel Macedo, à margem de uma visita à sala de situação, onde serão monitorizados os resultados das eleições europeias do próximo domingo.
O ministro adiantou não ter dúvidas sobre o pedido feito pela PSP, mas “precisa de ter mais elementos” para se pronunciar, “nos termos da lei”, sobre o recurso a uma aeronave não tripulada.
A PSP quer utilizar, no sábado, um “drone” na operação de segurança, principalmente para controlar a movimentação das claques do Atlético de Madrid e do Real Madrid, clubes que se defrontam na final da Liga dos Campeões, no Estádio da Luz, em Lisboa, tendo para tal enviado um pedido ao ministro da Administração Interna.
Miguel Macedo explicou que o pedido tem que ser enviado para a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), mas a lei permite, em casos de urgência, que o ministro autorize ou não.
“No caso de autorizar a utilização, o procedimento vai todo para a CNPD e, se esta não consentir a eventual utilização dessas imagens, elas são destruídas sob fiscalização da própria CPND, procedimento que está previsto na lei e é aquilo que é seguido”, acrescentou.
Na conferência de imprensa hoje realizada na PSP para apresentar o plano de operação planeado para o jogo de sábado, no Estádio da Luz, o intendente Paulo Onofre disse que, “caso venha a ser autorizado, será um bom meio e uma boa ajuda".
O comandante operacional acrescentou que, em conjunto com as autoridades espanholas, foram sinalizadas "algumas centenas de adeptos considerados de risco" dos dois clubes de Madrid, sublinhando que a PSP "usará e empenhará todos os efetivos e todos os meios e valências necessários" para evitar problemas e salvaguardar a segurança de todos.
Além dos efetivos do Comando Metropolitano de Lisboa, vão ser empenhados na operação de segurança polícias do Comando do Porto, Santarém, Beja e Setúbal, e ainda elementos da Unidade Especial de Polícia (UEP).
A final da Liga dos Campeões está agendada para as 19:45 de sábado, entre Real Madrid e Atlético Madrid, no Estádio da Luz, em Lisboa, e vai ser arbitrada pelo holandês Bjorn Kuipers.