A final da Liga dos Campeões de futebol entre Real e Atlético Madrid pode ter sido denominada como a "invasão espanhola" a Lisboa, mas a verdade é que adeptos praticamente de todo o Mundo estarão na Luz.
Mal abriram os portões de acesso ao recinto, às 16h45, a zona circundante do Estádio do Luz rapidamente foi-se enchendo de adeptos dos dois clubes espanhóis, todos vestidos a rigor, mas, pelo meio, era possível encontrar outras "cores".
Mesmo esta sendo a final de uma competição europeia, a presença sul-americana no Estádio da Luz é claramente evidente, sobretudo por adeptos vindos de Brasil e Argentina, mas também foi possível encontrar pessoas com a camisola do Equador, Paraguai e Chile.
"Somos loucos por futebol, este é um dos maiores jogos que há todos os anos, há muitos jogadores brasileiros que vão atuar e por isso eu e meus amigos decidimos muito cedo que iriamos estar em Lisboa na final", afirmou Lucílio Ademir à agência Lusa, que estava na companhia de mais quatros amigos "cariocas", todos vestidos com a camisola do Flamengo.
Embora em menos "peso", também argentinos estão a passear junto às entradas para as bancadas do Estádio da Luz.
"Sou aficionado do Simeone, é o melhor treinador que a Argentina tem nos últimos tempos. Espero que pegue no futuro na seleção e tenho a certeza de que com ele a Argentina vai vencer um ou mais campeonatos do Mundo", disse Javier Acuna à Lusa, adepto do Rosario Central.
Além do "contingente" sul-americano, também muitos alemães vão estar no Estádio da Luz, sobretudo com ligação ao Bayern Munique, clube que nas próximas horas irá ceder o título de campeão europeu a Real ou Atlético Madrid.
"Estava convencido de que o Bayern como estava a jogar iria voltar a estar na final. Enganei-me. Mesmo assim, vim pela cerveja, pelo bom tempo e também pelo bom futebol. Espero que ganhe o Real Madrid, assim podemos dizer que o Bayern foi eliminado pelos melhores", referiu o bávaro Peter Stinger à agência Lusa, enquanto comprava um cachecol referente à final num dos muitos quiosques de vendas que foram montados junto ao estádio.
Também alguns portugueses, uns com a bandeira nacional outros com camisolas do Benfica, passaram pelas portas da Luz, assim como adeptos com referências ao México, à Turquia e também ao Japão.
"Ronaldo, Ronaldo", foram as únicas palavras entendíveis que um dupla alegadamente nipónica proferiu à passagem.
O encontro entre os dois históricos rivais de Madrid está agendado para as 19h45, no estádio da Luz, e terá arbitragem do holandês Bjorn Kuipers..