Os ex-futebolistas do Celtic Glasgow que venceram a Taça dos Campeões de 1967, conhecidos como "Lisbon Lions", mostraram-se este sábado emocionados com a visita a Lisboa e notaram este sábado o ambiente bem diferente de há 47 amos.
Alguns dos jogadores que venceram a final de 1967 no Jamor, frente ao Inter de Milão (2-1), naquele que foi o único título europeu dos escoceses, estão em Lisboa a convite da UEFA para assistirem à final da Liga dos Campeões, que opõe hoje Real Madrid e Atlético de Madrid no Estádio da Luz.
Depois de uma visita de manhã à Câmara de Lisboa e ao Museu/Galeria da "Champions", na Praça do Comércio, John Clark e Jim Craig contaram à Lusa a emoção que é estar de regresso à cidade que os sagrou campeões.
"É uma ocasião muito importante para nós outra vez, é realmente uma ocasião especial, não posso dizer mais para além disso", afirmou John Clark.
O médio esquerdo do Celtic na altura ainda guarda memória daquele dia marcante no Jamor, bem diferente do que se vive hoje em Lisboa.
"Estava um dia bonito de sol. Ficámos instalados no Estoril e não havia adeptos ali, não víamos ninguém, por isso achávamos que ia estar muito pouca gente, por isso, quando chegámos ao estádio e vimos aquela massa verde a apoiar-nos, foi incrível. Foi um momento muito especial", disse.
Para o jogo de hoje, John Clark aposta numa "luta renhida" mas com a vitória do Atlético de Madrid.
Também Jim Craig, o ex-número 2 da equipa, torce pelo Atlético de Madrid, apesar da qualidade de jogadores do Real Madrid como Cristiano Ronaldo e Bale.
"Eu aposto no Atlético. Espero que eles ganhem. Não haverá muitos golos. Ronaldo é um excelente jogador, mas o Atlético tem uma boa defesa e se o Diego Costa jogar poderá ser o homem da noite, quem sabe", disse.
Sobre as diferenças no ambiente de festa que se vive hoje e que se viveu em 67, Jim Craig disse que "nem há comparação".
"Estávamos no Estoril e então era bem mais calado. Ontem [sexta-feira] à noite estivemos num restaurante com adeptos do Real e do Atlético, num barulho ensurdecedor", afirmou.
Nesta visita a Lisboa e ao Estádio do Jamor, agendada para domingo, Jim Craig espera "um momento de muita emoção".
"O jogo de 67 colocou-nos no mapa do futebol. É muito emocionante para nós e amanhã quando formos ao Estádio vai ser muito especial, porque já perdemos cinco membros da equipa dessa altura", justificou.
A final da Liga dos Campeões está agendada para as 19h45 de sábado, entre Real Madrid e Atlético de Madrid, no Estádio da Luz, em Lisboa, e será arbitrada pelo holandês Bjorn Kuipers.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.