A "Décima" é a expressão que domina este sábado a imprensa ao referir-se à histórica conquista da Liga dos Campeões pelo Real Madrid, em Lisboa, sendo mesmo utilizada na maioria dos jornais portugueses e em França.
"Ai está a Décima", escreve O Jogo e o Record refere que "Real levanta a Décima na Luz". O generalista Diário de Notícias adianta que o "Real Madrid celebra a 'décima' com reviravolta histórica".
"La Décima orejona conquistada em final épica", destaca o site especializado ZeroZero.
A expressão ultrapassa claramente o território espanhol e o jornal desportivo francês de referência L'Equipe escreve que "O Real arranca a sua Decima".
Em Espanha, a Marca destaca a forma "épica" da conquista e ilustra o título com uma fotografia de Gareth Bale, marcador do primeiro golo "merengue" no prolongamento. "O Madrid já tem a sua décima" titula o Sport, enquanto que o As adianta que "a fé dá a Decima ao Madrid".
Em termos de desportivos, o Mundo Deportivo segue a mesma linha e apenas o Esportiu, da Catalunha, "destoa", ao não colocar a final de Lisboa nos seus destaques.
Títulos também muito parecidos para o El Pais - o Madrid ganha a décima" - e para o El Mundo - "El Real Madrid conquista la Décima".
Em Inglaterra, o The Times noticia a final com uma fotografia de Cristiano Ronaldo sem camisola em ilustração e o The Guardian titula que "O Real finalmente deitou mão ao seu décimo título, depois de uma palpitante final Madrid-Madrid".
A Folha de S.Paulo, do Brasil, escreve que "Real Madrid supera o Atlético na prorrogação e conquista sua 10.ª Liga dos Campeões", mantendo a tónica nos "dois dígitos" do historial merengue.
Diego Simeone, o treinador do Atlético de Madrid e conhecido como "Cholo", é referido no título do Clarín, da Argentina: "O Real fanhou a sua décima champions e deixou sem festejo o atletico do Cholo"