O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, sócio honorário do Real Madrid, manifestou-se hoje satisfeito pela vitória daquele clube na Liga dos Campeões e defendeu que o futebol desenvolveu-se na Europa graças à integração europeia.

"Eu estava a torcer pelo Real Madrid. A vitória foi talvez um bocadinho excessiva [4-1] porque de facto o Atlético de Madrid não merecia perder por uma diferença tão grande", disse Durão Barroso.

O ex-primeiro-ministro português falava aos jornalistas depois de votar, na Escola Paula Vicente, no Restelo, Belém, após questionado sobre o resultado do jogo de sábado, que se disputou no estádio do Benfica, em Lisboa.

Durão Barroso admitiu que estava a "torcer pelo Real Madrid" por várias razões, uma das quais por "ser uma equipa que tem mais jogadores portugueses do que algumas equipas portuguesas" o que, disse, se deve "à liberdade de circulação de jogadores".

"Isso é também um resultado da integração europeia. Hoje em dia na Europa temos a liberdade de circulação de jogadores. Foi uma célebre decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia que pôs fim à ideia de que, praticamente, só jogavam jogadores de um país no seu próprio país".

Para Durão Barroso, "talvez isso explique por que razão é que o futebol na Europa é o mais desenvolvido do mundo".

"Por que é que vem para a Europa os melhores latino-americanos, os melhores jogadores africanos? É porque a Europa é o sítio mais atraente do mundo para jogar futebol porque há competição, porque estão aqui os melhores", advogou.

Durão Barroso revelou que outra razão para ter ficado "contente" com o vitória do Real Madrid, para além de a equipa ter jogadores portugueses que admira muito, entre os quais Cristiano Ronaldo, se deve ao facto de o clube lhe ter atribuído, com "um diploma bonito", o "título de sócio-honorário" quando foi eleito presidente da Comissão Europeia.