As primeira e segunda pré-eliminatórias de qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol foram hoje sorteadas, em Nyon, na Suíça, definindo a “sorte” de clubes de alguns jogadores portugueses.

Gibraltar vai ter pela primeira vez uma equipa a disputar a competição, caso do Lincoln FC, que vai defrontar o Tórshavn, das Ilhas Faroé, num dos três embates da primeira ronda de qualificação, com as duas mãos agendadas para 01 ou 02 e 08 ou 09 de julho.

Depois, na segunda pré-eliminatória, o Dínamo Zagreb, dos portugueses Paulo Machado, Ivo Pinto e Ruben Lima, vai medir forças com os lituanos do Zalgiris.

Também nesta ronda, a disputar a 15 ou 16 e 22 ou 23 de julho, os escoceses do Celtic Glasgow, antigos campeões da Europa, de Amido Baldé, vão defrontar os islandeses do KR Reykjavík, e os polacos do Légia Varsóvia, de Orlando Sá e Hélio Pinto, vão encontrar os irlandeses do Saint Patrick's.

Os búlgaros do Ludogorets, dos portugueses Vitinha e Fábio Espinho, vão medir forças com luxemburgueses do F91 Dudelange, enquanto os noruegueses do Stromsgodset, de Francisco Júnior, vão defrontar os romenos do Steaua Bucareste, que também já venceram a Taça dos Campeões da Europa.

Estas duas rondas preliminares antecedem a terceira pré-eliminatória, a disputar a 29 ou 30 de julho e 05 ou 06 de agosto, e o “play-off”, no qual já vai entrar o FC Porto, cujos encontros vão ocorrer a 19 ou 20 de agosto e 26 ou 27 de agosto.

Benfica e Sporting têm acesso garantido à fase de grupos da competição, que vai decorrer entre 16 de setembro e 10 de dezembro.

A final da edição 2014/15 da Liga dos Campeões está marcada para o dia 06 de junho de 2015 e vai ter como palco o Estádio Olímpico de Berlim.

- Primeira pré-eliminatória da Liga dos Campeões (1/2 e 8/9 de julho):

FC Santa Coloma (AND) - FC Banants (ARM).

Lincoln FC (GIB) - HB Tórshavn (FAR).

SP La Fiorita (SMR) - FC Levadia Tallinn (EST).

- Segunda pré-eliminatória (15/16 e 22/23 de julho):

FC BATE Borisov (BIE) - KS Skënderbeu (ALB).

Maccabi Telavive (ISR) - FC Santa Coloma (AND)/FC Banants (ARM).

Dínamo Tbilisi (GEO) - FK Aktobe (CAZ).

HSK Zrinjski (BOS) - Maribor (SLO).

FC Sheriff (MOL) - FK Sutjeska (MNE).

Sparta Praga (CHE) - SP La Fiorita (SMR)/FC Levadia Tallinn (EST).

Malmö FF (SUE) - FK Ventspils (LET).

Slovan Bratislava (SVQ) - The New Saints FC (GAL).

Celtic Glasgow (ESC) - KR Reykjavík (ISL).

Cliftonville FC (NIR) - Debreceni VSC (HUN).

Partizan Belgrado (SER) - Lincoln FC (GIB)/HB Tórshavn (FAR).

Legia Varsóvia (POL) - Saint Patrick's Athletic (IRL).

FK Rabotnicki (MAC) - HJK Helsínquia (FIN).

Dínamo Zagreb (CRO) - VMFD Žalgiris (LIT).

Ludogorets (BUL) - F91 Dudelange (LUX).

Valletta FC (MAL) - Qarabağ FK (AZE).

Strømsgodset IF (NOR) - Steaua Bucareste (ROM).