A UEFA anunciou hoje que a primeira mão da pré-eliminatória da Liga dos Campeões entre os ucranianos do Dnipro e os dinamarqueses do FC Copenhaga vai jogar-se em Kiev, devido ao conflito na região de Dnipropetrovsk.

Em comunicado oficial, a entidade que gere o futebol europeu adiantou que o jogo vai realizar-se no Estádio Olímpico de Kiev, às 19h00 horas locais (17h00 horas em Lisboa).

A decisão vai ao encontro do que o FC Copenhaga tinha pedido na terça-feira: uma mudança do local do jogo, uma vez que estaria a sentir dificuldades em marcar voos e conseguir seguros de viagem para a região ucraniana onde se situa Dnipropetrovsk.

O FC Copenhaga congratulou-se com a decisão da UEFA e agradeceu à federação dinamarquesa pela ajuda na resolução do problema.

"Jogar em Kiev é uma opção viável, porque o nosso seguro cobre a nossa deslocação para essa área. É uma clara melhoria porque é muito afastado das regiões no leste da Ucrânia [focos mais acesos do conflito] e porque nos é possível voar para Kiev", explicou o clube dinamarquês em comunicado divulgado no seu site oficial.

Kiev, a capital ucraniana, fica 400 quilómetros a Oeste de Dnipropetrovsk. Por sua vez, Dnipropetrovsk fica a 300 quilómetros do local - controlado pelos rebeldes pró-russos - onde um avião da Air Malaysia se despenhou, alegadamente depois de ter sido abatido por um míssil terra-ar.

O FC Copenhaga reiterou que "não tem quaisquer problemas com o FC Dnipro Dnipropetrovsk", mas que se trata apenas de uma questão de "segurança e bom senso".

A segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões entre as duas equipas está marcada para 06 de agosto, no Telia Parken, em Copenhaga.