O sorteio desta manhã em Nyon, na Suiça, ditou o Lille como adversário do FC Porto no play-off de apuramento para a Liga dos Campeões. No caminho dos “dragões” está uma equipa forte, terceira classificada do último campeonato francês, que tem vindo a construir um projeto a longo prazo iniciado por Rudi García, que agora tem continuação com o técnico René Girard.

Num plantel que é um misto de experiência – Rio Mavuba, Simon Kjaer e Salomon Kalou e Delaplace - e irreverência – Origi, Ryan Mendes e o português Rony Lopes, avançado português que brilhou no Europeu de sub-19, na Hungria, onde Portugal ficou em segundo lugar. Há que contar com o guarda-redes Enyeama, nigeriano que brilhou no Mundial20114.

Na terceira pré-eliminatória os franceses eliminaram o Grasshoppers com um agregado de 3-1. O adiantamento na preparação confere maiores índices competitivos e isso pode ser um problema para os “azuis-e-brancos”, uma vez que iniciaram a pré-temporada mais cedo, já disputaram dois jogos oficiais e o campeonato francês começa já esta semana. Nos dois jogos de pré-época realizados, o Lille perdeu com o Zenit da Rússia e o Jihlava da República Checa, ambos por 1-0. A primeira-mão será disputada entre 19/20 de agosto e a segunda será disputada a 26/27.

Por outro lado, o FC Porto ainda não tem a casa arrumada – Lopetegui tem de definir as dispensas - e é importante que o clube tenha as ideias de jogo bem assimiladas o mais cedo possível. A importância de começar o campeonato rapidamente para dar minutos de competição à equipa facilitaria a assimilação das ideias do novo treinador.

No entanto, o FC Porto deu mostras da sua valia nesta pré-época e tem capacidade para eliminar a formação francesa. Além disso, está a apresentar uma boa capacidade ofensiva, bem como uma grande reação à perda de bola, princípios de jogo que Lopetegui quer implementar no Dragão.