Depois de ter entrado a vencer no campeonato, O FC Porto já prepara a partida com o Lille, da primeira-mão dos play-off de acesso a Liga dos Campeões. Julen Lopetegui prepara-se para se estrear e dar a possibilidade a alguns atletas de jogarem a competição internacional mais importante da UEFA.

Da lista de inscritos para o play-off de apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, há oito jogadores que nunca ouviram o hino da “Champions”. Fabiano, Andrés Fernández, Diego Reyes, David Bruno, Brahimi, Evandro, Rúben Neves e Sami nunca disputaram um único minuto na principal prova de clubes.

No entanto, destes oito jogadores, apenas Andrés Fernández, Rúben Neves e David Bruno, jovens da cantera, nunca disputaram nenhum jogo nas competições europeias.

Dos jogadores que transitaram da temporada passada, Ricardo Quaresma, com 40 jogos disputados, é o futebolista mais experiente nestas andanças, seguindo-se Jackson Martínez (14 partidas), Danilo (13), Alex Sandro (12), Maicon (10), Quintero (3), Herrera (3) e Ricardo Pereira (1). No que diz respeito a reforços, Tello e Adrián são mesmo os mais experientes, contabilizando nove encontros. Seguem-se Casemiro ( 6 ) Óliver Torres (4), Martins Indi (2) e, finalmente, José Ángel (1).

Curioso é mesmo o facto do timoneiro da equipa, Julen Lopetegui, nunca ter orientado uma equipa na Liga dos Campeões, muito por culpa do seu passado estar ligado às seleções jovens de Espanha. Isto significa que, apesar de não ter estado presente na competição, tem experiência em competições internacionais ao serviço da “roja”.

Como futebolista, o técnico de 47 anos, defendeu a baliza de Rayo Vallecano e Barcelona na já extinta Taça UEFA, corria a época 2000/01. Além disso, o treinador também já disputou a Taça das Taças (1995/96) ao serviço do clube catalão.