O treinador René Girard elogiou hoje a “experiencia internacional” do FC Porto, mas lembrou que o seu Lille também é uma equipa respeitada no futebol europeu e que tudo fará para atingir a fase de grupos da Liga dos Campeões.

“O FC Porto é um dos grandes da Europa. Um clube sólido que tem evoluído ao longo dos anos. Cresceu muito e está habituado a encontrar talentos. Têm mais experiência do que nós, mas penso que nos respeitam e nós merecemos esse respeito que temos na Europa”, vincou.

Girard assume que os portuenses costumam ser “felizes com equipas francesas” nas competições da UEFA, porém acredita que os seus pupilos são capazes de “mudar essa estatística” e que isso constitui um “desafio suplementar” para eles.

Para ultrapassar os “dragões” em eliminatória a duas mãos, o técnico gaulês defende que é “importante” não sofrer golos em casa, na quarta-feira, no Estádio Pierre Mauroy, embora não lhe atribua caráter decisivo.

“Naturalmente, jogando primeiro em casa, é importante não sofrer golos embora isso não seja fundamental”, sublinhou.

Girard insiste nos elogios aos portistas, uma equipa “muito forte, principalmente no plano ofensivo”, destacando o seu “belo futebol". “Não temos pressão, pois não somos favoritos. Vai ser uma eliminatória aberta, temos tudo a ganhar”, reforçou.

A cobertura do estádio foi fechada hoje, mas o responsável deixa a garantia de que a ideia é poupar o relvado da chuva, algo que, diz, “beneficiará as duas equipas”.

“Não é para privar a equipa portuguesa de ar. Se está fechado, é por causa da chuva. Quando as condições não estão boas, costumamos fechar o estádio. Não será isso a dar-nos vantagem”, vincou.