O FC Porto conquistou uma vantagem valiosa na visita a Lille, na primeira mão do "play-off" de acesso à Liga dos Campeões. Héctor Herrera, aos 61 minutos, marcou o único golo de uma partida em que ambos os treinadores demonstraram traços de conservadorismo.

Julen Lopetegui surpreendeu os adeptos portistas ao deixar o capitão Ricardo Quaresma no banco de suplentes, lançando em Lille um onze sem extremos de raiz. A mensagem era clara: o técnico espanhol procurou um jogo compacto, mesmo sacrificando para isso um maior rasgo ofensivo.

Os "dragões" entraram a controlar completamente a posse de bola e conseguiram o primeiro lance de perigo aos 11 minutos. O "menino" Rúben Neves, que se tornou no jogador mais novo a atuar por um clube português na prova milionária, arrancou do lado direito e atirou para defesa atenta do nigeriano Enyeama.

Aos 28', um livre batido pelo médio de 17 anos caiu na área dos franceses, onde a camisola de Jackson parece ser propositadamente puxada por Basa. Bjorn Kuipers nada assinalou, mas fica a ideia de uma grande penalidade por assinalar.

O FC Porto continuou a controlar no meio-campo até ao intervalo, mas acusou falhas nos flancos e permitiu que os franceses se aproximassem com perigo da baliza de Fabiano. Aos 44', Corchia ficou mesmo muito perto de igualar a partida, mas o lateral francês falhou duas oportunidades consecutivas para bater o guardião portista.

Julen Lopetegui manteve a mesma equipa para o segundo tempo, mas lançou Cristian Tello aos 60 minutos para o lugar de Brahimi. O extremo espanhol conseguiu causar estragos logo um minuto depois, com um cruzamento exímio após passe de Rúben Neves a cair na cabeça de Jackson Martínez, que atirou para grande defesa de Enyeama. Não entrou à primeira mas entrou à segunda, porque Héctor Herrera estava logo ali para finalizar na recarga. Estava feito o único golo da partida.

Ricardo Quaresma entrou nos minutos finais da partida e ajudou a segurar o resultado. Mesmo sem exibir uma grande exuberância, a equipa de Julen Lopetegui conquistou uma vantagem muito importante que dá aos "dragões" um maior fôlego para encarar a segunda mão da eliminatória. O próximo jogo disputa-se no Estádio do Dragão, no próximo dia 26.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.