O FC Porto juntou-se hoje ao Benfica no Pote 1 para o sorteio de quinta-feira da Liga dos Campeões em futebol, ao afastar os franceses do Lille, no “play-off” de acesso à “Champions”.

Além de “dragões” e “águias”, já fazem parte do grupo de cabeças de série os espanhóis do Real Madrid (detentor do título), FC Barcelona e Atlético de Madrid, os alemães do Bayern Munique e os ingleses do Chelsea.

O oitavo “passageiro” está ainda por encontrar, restando duas possibilidades: poderá ser o Arsenal, se os ingleses eliminarem quarta-feira o Besiktas (0-0 na Turquia), ou os alemães do Schalke 04, já com lugar certo na fase de grupos.

De regresso, oito anos depois, o Sporting, o outro representante luso na fase de grupos, está certo no Pote 3, tal como os russos do CSKA Moscovo, os holandeses do Ajax, os ingleses do Liverpool e os turcos do Galatasaray.

No Pote 2, já estão certos Borussia Dortmund (Alemanha), Juventus (Itália), Paris Saint-Germain (França), Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Basileia (Suíça), Zenit (Rússia) e Manchester City (Inglaterra), todos potenciais adversários dos três “grandes” portugueses.

Os gregos do Olympiacos (pote 2 ou 3), os belgas do Anderlecht (3 ou 4) e os italianos do AS Roma, os franceses do AS Mónaco, os cipriotas do APOEL, os bielorrussos do BATE Borisov e os eslovenos do Maribor (todos no 4) também já asseguraram lugar na fase de grupos.