O FC Porto venceu, esta terça-feira, o Lille por 2-0 [3-0 no total da eliminatória], em jogo da segunda mão do play-off e entra na fase de grupos da Liga dos Campeões, juntando-se a Benfica e Sporting. No Estádio do Dragão, Brahimi marcou o primeiro golo e Jackson aumentou a vantagem portista.

Para o desafio desta noite, o treinador Julen Lopetegui voltou a deixar o extremo português Ricardo Quaresma no banco de suplentes, igual ao que fez no desafio da primeira mão, em França. E por ali ficou os 90 minutos. Para o lugar de Quaresma entrou Óliver Torres.

Do lado da equipa francesa, o português emprestado pelo Manchester City Marcos Lopes e o cabo verdiano Ryan Mendes começaram no banco de suplentes, tendo entrado na segunda parte.

Os azuis e brancos tiveram uma entrada demolidora mas não conseguiram aguentar o ritmo. A meio da primeira parte, a equipa francesa conseguiu equilibrar mas faltou qualidade técnica aos jogadores do Lille, que estavam em desvantagem na eliminatória antes do árbitro dar início a esta segunda mão, uma vez que o mexicano Herrera tinha marcado em França.

Aos 39 minutos, Julen Lopetegui teve de fazer uma substituição forçada depois de o lateral Alex Sandro se ter lesionado. Diogo Reyes entrou para o lugar do brasileiro.

Os Dragões terminaram a primeira parte com 61% de posse de bola.

Foi de livre direto que o FC Porto inaugurou o marcador, num remate bem colocado de Yacine Brahimi, aos 49 minutos, em clima de euforia no Dragão.

Vinte minutos depois foi a vez de Jackson Martínez aumentar a vantagem. Evandro recuperou a bola, passou a Brahimi e este isolou o colombiano, que à frente de Enyeama, rematou rasteiro quando se encontrava em cima da linha da área francesa.

Com este triunfo, o FC Porto confirmou o favoritismo e segue para a fase de grupos da Champions, onde também estão as equipas portuguesas Benfica e Sporting. O sorteio é na sexta-feira.

Desde que a época oficial 2014/15 arrancou, o FC Porto soma quatro vitórias: duas para o campeonato português e outras tantas para a Liga dos Campeões.