Svein Oddvar Moen foi o árbitro escolhido pela UEFA para dirigir o encontro entre Benfica e Zenit de São Petersburgo, um jogo marcado pelo regresso de vários "portugueses" a casa.

Esta será a segunda ocasião em que o norueguês estará presente num jogo dos "encarnados", uma vez que arbitrou o encontro entre o clube da Luz e o AZ Alkmaar, correspondente à primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa, na temporada passada: um jogo que acabou com uma vitória para a formação portuguesa por 1-0, com um golo de Salvio logo no início da segunda parte.

Mais recentemente, o juiz de 35 anos esteve presente na receção do FC Porto ao Lille (vitória por 2-0), que carimbou a passagem à fase de grupos da Liga "milionária", sendo por isso um árbitro de boa memória para as formações portuguesas.

De realçar ainda que Moen já arbitrou jogos de Nacional da Madeira e Sporting de Braga, embora as duas equipas tenham tido sortes distintas. O primeiro terminou com a derrota dos madeirenses frente aos alemães do Werder Bremen (2-3), na estreia da formação lusa numa fase de grupos da então recém-criada Liga Europa.

O segundo jogo, em 2008, ficou marcado pela goleada dos "arsenalistas" sobre o Artmedia (4-0), da Eslováquia, num jogo da primeira eliminatória da já extinta Taça UEFA. Além dos jogos entre clubes, o árbitro esteve presente no empate sem golos entre as equipas de sub-19 de Portugal e Geórgia, em 2007, na fase de qualificação para o Europeu da categoria, na Áustria.

Svein Oddvar Moen iniciou a sua carreira em 1995 e fez a sua estreia na primeira liga norueguesa em 2003, tendo tido como ponto alto da carreira a final do Mundial de sub-17 no México (2011). O nórdico será auxiliado pelos compatriotas Kim Thomas Haglund e Frank Andas, tendo Sven Erik Midthjell como quarto árbitro e Ken Henry Johnsen e Svein-Erik Edvartsen como assistentes.