Hoje, o Sporting é notícia por estrear-se na fase de grupos da Liga dos Campeões frente ao Maribor. Mas, há 17 anos, outra quarta-feira também o era, e a estreia revestia-se de maior importância.

No dia 17 de setembro de 1997, o antigo Estádio José de Alvalade registava uma enchente das antigas. A ocasião assim o exigia. Era dia de mais um início de uma fase de grupos da jovem Liga dos Campeões, com apenas cinco anos de vida. E o Sporting estava lá pela primeira vez, depois de eliminar um difícil Beitar de Jerusalém.

Pela frente o Sporting tinha o campeão francês Mónaco. Nada que pudesse abalar a confiança de um plantel treinado por Otávio Machado. O hino havido ecoado no estádio, o árbitro Urs Meier havia dado o apito inicial e o Sporting precisou de pouco tempo para coroar a estreia com honras reais com um golo.

O francês Didier Lang está do lado esquerdo do ataque, mete o pé direito na bola para cobrar um livre. As bolas paradas, já se sabia eram dele. Cruzamento e o capitão Oceano surge na pequena a área a cabecear para o fundo da baliza de Barthez. Três curtos minutos, e o Sporting já tinha marcado o seu primeiro golo na competição milionária.

Oceano rejubilava e Pedro Barbosa ia ao seu lado abraçado, acompanhando os festejos, enquanto Alvalade agitava os cachecóis lá bem no alto.

Mais cinco minutos e mais um golo. Didier Lang, novamente ele, marca um livre no lado esquerdo. Pé direito na bola, ela sobe e descreve uma curva rápida em direção à baliza, sofre um primeiro desvio, mas continua até encontrar a cabeça de Hadji. O marroquino, número 10 nas costas, entra de rompante e cabeceia para o segundo golo da noite europeia. Tudo parecia fácil, e até ali tinha sido.

O Sporting ainda haveria de marcar mais um. Pedro Barbosa corre, naquele seu jeito que levava os adeptos a admirá-lo e no minuto seguinte a desesperarem, faz um cruzamento de trivela de pé direito e Leandro Machado, o brasileiro que tinha tanto de talentoso como de 'bad boy', aparece vindo de trás a empurrar para o terceira da noite. Barthez mostrava o seu desalento encostando-se ao poste e baixando a cabeça.

Estava consumada a vitória e a estreia histórica do Sporting na Liga dos Campeões com um 3-0 diante do Mónaco.

Hoje a história é outra, o jogo é com o Maribor, decorre na Eslovénia, mas não deixa de ter um simbolismo inerente pelo regresso do Sporting à Liga milionária seis anos depois.

Ficha de jogo


Onze inicial Sporting: De Wilde, Saber, Vinicius, Marco Aurélio, Beto, Oceano, Pedro Martins, Pedro Barbosa, Hadki, Didier Lang e Leandro Machado;

Onze inicial Mónaco: Fabian Barthez, Dumas, Philippe Léonard, Costinha, Christophe Pignol, John Collins, Ali Bernarbia, Legwinski, Salif Diao, Trezeguet e Robert Spehar;