Uma única vitória, do FC Porto, mais um empate, do Sporting, e três derrotas, de Benfica, Rio Ave e Estoril-Praia, fizeram Portugal ser ultrapassado pela Itália e cair para o quinto lugar do ranking da UEFA.

Depois da primeira jornada da fase de grupos, o conjunto das equipas lusas passou a somar 55,549 pontos (tinha 55,049 à partida), contra 55,676 dos transalpinos, que, ainda com o pleno de seis clubes, partiram com 53,843.

O quarto ou o quinto lugar são semelhantes em termos das equipas que qualificam para as taças europeias: ambas têm dois lugares diretos, mais um em pré-eliminatórias, e três equipas na Liga Europa, uma com entrada direta.

A ronda lusa começou com o desaire caseiro do Benfica com o Zenit (0-2), para a Liga dos Campeões, e fechou hoje com mais duas derrotas, do Estoril-Praia (0-1 na casa do PSV Eindhoven) e do Rio Ave (0-3 na receção ao Dínamo de Kiev), na Liga Europa.

Pelo meio, quarta-feira, o FC Porto conseguiu a sua maior goleada de sempre na “Champions”, à 19.ª presença, ao golear em casa o BATE Borisov por 6-0, enquanto o Sporting deixou “voar” o triunfo em Maribor nos descontos (1-1).

Em termos de clubes, o Benfica manteve o quinto posto e o FC Porto o 11.º.