Do lado da formação visitante, o Chelsea conta com nove partidas contra equipas lusas: seis contra o FC Porto e três frente ao Benfica. O saldo é claramente positivo para os londrinos, que contabilizam sete vitórias, uma derrota e um empate. A última vitória aconteceu diante dos “encarnados” na final da Liga Europa (2-1), em 2012/13.

Esta será a 12.ª presença consecutiva dos “blues” numa fase de grupos na fase de grupos da Liga dos Campeões num total de 13 participações.

Para a visita do Chelsea a Portugal, o plantel de José Mourinho – que trabalhou no Sporting como adjunto de Bobby Robson (entre 1992 e 1993) - tem enfrentado vários problemas físicos, sendo desde já confirmada a baixa de Ramires para o encontro desta terça-feira.

O técnico defrontou o Sporting seis vezes e nunca perdeu com os “leões” (quatro vitórias e dois empates). O seu primeiro jogo acabou com um triunfo (3-0) do Benfica sobre os verdes e brancos, num jogo que lhe transmite um sabor agridoce, pois deixou os encarnados após esse encontro.

Além do técnico, também Matic (nunca perdeu contra o Sporting enquanto esteve ao serviço do Benfica, três vitórias e um empate) e Diego Costa (pertenceu aos quadros do Braga, tendo sido cedido ao Penafiel em 2006/07, onde fez 23 jogos e marcado seis golos) regressam ao país que em tempos os acolheu. O hispano-brasileiro tem estado em destaque ao marcar oito golos (38,1% dos golos da equipa) em sete partidas desde o início da temporada, sendo que o Mourinho ainda não saiu derrotado de nenhum jogo esta temporada (seis triunfos e dois empates) e ocupa o primeiro lugar da Premier League.

Naby Sarr e Kurt Zouma, que agora se encontram em lados opostos, já formaram a dupla de centrais da na seleção sub-20 francesa no Campeonato do Mundo da categoria, em 2013. Também Mohamed Salah e Rami Rabia representam ambos a seleção do Egito. Quando José Mourinho pisar o relvado de Alvalade sentirá um misto de emoções, mas há um objetivo que ninguém lhe pode roubar: a vontade de continuar com um registo imaculado diante de um Sporting que também pretende manter tradição dos últimos anos.

Sporting recebe, esta terça-feira às 19h45, o Chelsea de Inglaterra, em jogo da segunda jornada do Grupo G da Liga dos Campeões.