Quando Sporting e Chelsea pisarem o relvado do Estádio de Alvalade, esta terça-feira (19h45), o jogo ficará marcado por alguns indicadores históricos e terá no ar um cheiro a recordação. Há dez anos que José Mourinho não pisa o tapete de Alvalade, naquele que também será o regresso de alguns jogadores, sendo a primeira vez que as duas equipas se encontram na Liga dos Campeões e destaque para o facto do Sporting já não perder em casa há quatro anos (todas as competições da UEFA).

O historial dos “leões” diante de equipas inglesas não é curto, mas é positivo: em 19 jogos, a formação treinada por Marco Silva conta com nove vitórias, sete derrotas e três empates. Aliás, o treinador de 37 anos quererá manter o registo conseguido pela sua equipa nas últimas três partidas em casa (em todas as competições da UEFA): três vitórias sem golos sofridos.
A última derrota caseira na “Champions” aconteceu diante do Manchester United, por 1-0, corria temporada 2007/08. Nesse ano, o colosso inglês acabou mesmo por vencer a competição e o Sporting acabaria relegado para a Liga Europa, não conseguindo melhor do que um terceiro lugar. Além disso, o Estádio de Alvalade tem sido uma verdadeira fortaleza, uma vez que o vice-campeão português mantem-se invicto em casa desde a época 2010/11, altura em que averbou a última derrota (2-0), diante do Brondby, numa partida do “play-off” da Liga Europa.

Nani tem estado em destaque no Sporting e é o futebolista que marcou mais golos (3) aos “blues” ao serviço do Manchester United e somou quatro vitórias e duas derrotas diante dos londrinos. O Sporting, que somou o seu quinto empate diante do FC Porto em sete jogos, tem o plantel praticamente na máxima força, enfrentando apenas a ausência de Shikabala (encontra-se no Egipto) e de Rabia (ainda a recuperar de uma lesão).