Quando o FC Porto entrar em campo frente ao Shakhtar na Arena de Lviv terá todo o peso da História do seu lado. Os "dragões" nunca perderam diante do clube ucraniano, que já defrontaram por quatro vezes.

Os primeiros encontros entre as equipas datam de 1984. Jogavam-se os quartos-de-final da Taça das Taças, competição na qual o FC Porto terminaria como finalista vencido.

O arranque da primeira mão não podia ter sido pior: o Shakhtar, que ainda envergava a bandeira da União Soviética, entrou a vencer por 2-0 em pleno Estádio das Antas, construindo uma vantagem que parecia irrecuperável. Mas o técnico António Morais, que ocupava o lugar de José Maria Pedroto, fez duas alterações ainda antes do intervalo e o FC Porto acabou a partida com uma reviravolta. 3-2 foi o resultado final, graças aos golos de Jaime Pacheco, Frasco e Jacques Pereira.

A segunda mão trouxe a confirmação da glória azul-e-branca, com um empate a uma bola (Mikey Walsh fez o golo do empate no final do segundo tempo) que lançaria os "dragões" no caminho para a primeira final da sua história. Seguiu-se o Aberdeen, que caiu nas meias-finais perante um FC Porto que só abandonaria a prova diante da Juventus, na fase derradeira.

Foram precisos 27 anos para que as duas equipas se voltassem a encontrar nas provas europeias. Com Vítor Pereira no leme, o FC Porto teve o Shakhtar Donetsk como adversário na fase de grupos e cumpriu com o seu dever: dois jogos, duas vitórias.

A primeira partida jogou-se num Estádio do Dragão que ainda lamentava a saída de Radamel Falcao para o Atlético Madrid. Sem o goleador colombiano, a responsabilidade recaía sobre Hulk e um James Rodríguez que se começava a afirmar como estrela do futebol europeu. Luiz Adriano, ele que vai agora voltar a defrontar o FC Porto, foi o primeiro a marcar.

Para não variar, o Shakhtar entrava a vencer, mas o Dragão não cruzaria os braços. Primeiro foi o inevitável Hulk a fazer das suas, com um livre direto "do meio da rua" a bater o guarda-redes ucraniano. Kléber consumou a vitória no início do segundo tempo, num lance em que só teve de empurrar a bola para as redes após uma jogada notável de James.

As duas equipas viriam a defrontar-se novamente, e pela última vez até esta terça-feira, pouco mais de dois meses depois. Na deslocação à Arena Donbass, e depois de três resultados desastrosos (derrota com o Zenit, empate e derrota com o APOEL), o FC Porto conquistou nova vitória essencial para continuar nas competições europeias. Graças a novo tento de Hulk e a um auto-golo de Razvan Rat, o FC Porto assegurou os três pontos em Donetsk.

Três anos depois, e com uma face completamente renovada, o Dragão volta a viajar para a Ucrânia para defrontar os "mineiros" de Donetsk. A História está claramente do lado azul-e-branco, mas o passado não vai entrar em jogo na Arena de Lviv. Quem entrará em campo às 19h45 desta terça-feira é a nova armada de Lopetegui, motivada pela goleada ao BATE Borisov (6-0) e com muita vontade de ultrapassar os pontos perdidos frente a V. Guimarães, Boavista e Sporting.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.