Em termos de distância absoluta, é um pouco como se o FC Porto jogasse em Montpellier ou o Benfica fizesse os jogos em casa no Camp Nou de Barcelona. São mais de mil quilómetros que separam Donetsk de Lviv, a cidade que servirá de palco para o Shakhtar-FC Porto desta terça-feira.

Quando os "dragões" aterraram, no domingo, em solo ucraniano, terão certamente ficado gratos pela alteração. Em primeiro lugar, pela menor distância: entre o Porto e Lviv são 2700km (distância aérea), contra os 3700km que seria necessário percorrer até Donetsk, cidade localizada a meros 200km da fronteira russa.

Mais ainda do que o tempo de voo, o maior alívio prende-se com o grau de segurança que só esta "migração" do clube ucraniano permite. A tensão que se vive em Donetsk continua a ser causa de alarme, com frequentes confrontos entre o exército ucraniano e os separatistas pró-russos.

O cessar-fogo assinado no dia 5 de setembro e que, em teoria, se aplica à região de Donbass, onde se situa Donetsk, não teve o efeito desejado. A luta pelo controlo do aeroporto de Donetsk voltou a causar mortes durante o último fim-de-semana, incluindo três civis.

A própria Donbass Arena, estádio que recebe tradicionalmente os jogos dos "mineiros", já foi por diversas ocasiões danificada por explosões. O último incidente ocorreu há dez dias, com a fachada do recinto a sofrer danos visíveis devido a duas explosões.

Devido a este clima de constante tensão, o Shakhtar tem treinado na capital ucraniana, Kiev, e realizado os jogos "em casa" na Arena de Lviv, um estádio com capacidade para quase 35 mil pessoas e que, tal como a Donbass Arena, serviu de palco para os jogos do Euro2012. Recebeu, aliás, dois jogos da seleção portuguesa na fase de grupos: uma derrota (1-0) com a Alemanha e uma vitória sobre a Dinamarca (3-2).

A partida entre Shakhtar e FC Porto está marcada para as 19h45 de terça-feira e é referente à segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.