José Mourinho é uma figura incontornável do nosso futebol, sendo o treinador português mais bem sucedido a nível internacional. Com duas dezenas de troféus conquistados, em quatro ligas europeias, a carreira de Mourinho começou curiosamente no Sporting, o adversário desta noite do Chelsea na Liga dos Campeões.

E no regresso a Alvalade do “Special One”, o SAPO Desporto foi à procura das raízes leoninas de José Mourinho antes da sua consagração como uma das grandes referência do futebol mundial, primeiro ao serviço do FC Porto, depois do Chelsea, do Inter de Milão e Real Madrid, e novamente do Chelsea.

Mas a aventura internacional de Mourinho começou na já longínqua época 1992/1993. O Sporting, liderado na altura por Sousa Cintra, procurava quebrar a hegemonia de Benfica e FC Porto que se acentuava no panorama nacional. Para isso, Sousa Cintra contratou Bobby Robson, antigo selecionador inglês e campeão holandês pelo PSV, e uma equipa técnica constituída por Manuel Fernandes, antiga glória do futebol do Sporting, e um "desconhecido" José Mourinho, hoje o melhor treinador do mundo.

Na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Sporting, José Mourinho recordou com saudade o início da sua carreira quando chegou ao Sporting para “fazer de tudo um pouco”.

“Passei nesta casa e não esqueço. E foi com orgulho que fui tudo nesta casa. Fiz de tudo um pouco e tentei ajudar em tudo o que me era possível numa fase bonita da carreira para qualquer um que é basicamente no princípio. Recordações do Sporting só tenho boas. A única má foi no dia em que saímos, mas o futebol é mesmo assim, não há nenhum ressentimento relativamente a isso”, afirmou José Mourinho, recordando a sua chegada a Alvalade com 26 anos.

Sousa Cintra sobre Mourinho: "Verificou-se logo na primeira hora que ele de facto era uma pessoa que fazia a diferença"

E como recordar é viver, o SAPO Desporto falou com Sousa Cintra, antigo presidente do Sporting, sobre as primeiras impressões que teve do então jovem José Mourinho.

“Eu é que apresentei o José Mourinho ao Robson. O senhor Robson queria alguém que falasse inglês, um tradutor para servir de ponte entre os jogadores e ele e os técnicos. O José Mourinho estava disponível, era, e é, um rapaz cheio de talento, cheio de ambição, verificou-se logo na primeira hora que ele de facto era uma pessoa que fazia a diferença e prestou um bom serviço ao Sporting e ao futebol português. É um homem trabalhador, sem conflitos, é uma pessoa impecável, uma pessoa de grande categoria”, começou por dizer Sousa Cintra em entrevista ao SAPO Desporto.

“Quem me apresentou o José Mourinho foi o Manuel Fernandes. Precisávamos de alguém para a equipa técnica e o Manuel Fernandes falou-me do José Mourinho. Sempre tive uma boa imagem do José Mourinho, guardo boas recordações, nunca tivemos qualquer tipo de problemas. Recordo o grande profissional, a pessoa que está ali para servir quem lhe paga e servir o melhor que pode e sabe”, acrescentou o antigo presidente do Sporting.

Do presidente Sousa Cintra José Mourinho também guarda boas recordações.

"Diverti-me imenso como um miúdo que estava a começar no futebol, e encontrar um personagem como o presidente Cintra foi muito bom, diverti-me imenso com excepção quando ele nos disse para agarrarmos na trouxa para nos irmos embora, mas também guardo as melhores recordações", recordou ainda José Mourinho.

Manuel Fernandes sobre Mourinho: "Ele era um jogador de marcação, era terrível a marcar"

Figura central na chegada de José Mourinho ao Sporting, Manuel Fernandes contou ao SAPO Desporto como conheceu o atual treinador do Chelsea e como desenvolveu uma amizade que dura há várias décadas.

"Conheci o José Mourinho quando estava no Vitória de Setúbal, e o Zé era o treinador do juniores. Durante a semana tínhamos sempre um jogo com as reservas, e eu via os jogos dele e logo vi que ele era diferente, tinha muita qualidade. Reparei logo num forte espírito de liderança e chamei-o para trabalhar comigo. Ninguém trabalhava com 26 anos no futebol profissional naquela altura", começou por dizer Manuel Fernandes ao SAPO Desporto.

"Ele nunca foi para o Sporting para tradutor da equipa técnica. Isso é mentira. O Bobby Robson reconheceu-lhe imediatamente o mérito e a capacidade e por isso levou-o para o FC Porto, e depois para o Barcelona. No Sporting estávamos a construir uma equipa fortíssima, em 1993/1994 tivemos provavelmente a melhor equipa dos últimos anos até hoje. Quando o Robson trouxe o Valckx então ficámos com uma defesa fortíssima", recordou Manuel Fernandes.

No seu regresso a Alvalade, José Mourinho não esquece as raízes da sua longa caminhada no futebol profissional, a relação de amizade, e a "dívida" para com Manuel Fernandes, o homem que o apresentou a Bobby Robson no início da década de noventa.

"Começo pela minha relação com o Manuel Fernandes porque é uma relação sempre de dívida. Sou eu que lhe devo a ele e ele nada me deve a mim. Foi ele que acreditou em mim e que me deu a mão e a única coisa que de facto que eu lhe dou em troca é uma amizade e um respeito enorme sendo verdadeiramente um amigo, apesar de à distância, e que me tem sempre acompanhado na minha carreira", disse José Mourinho.

Questionado sobre as palavras de José Mourinho sobre a importância do antigo internacional português no início da sua carreira como treinador, Manuel Fernandes recordou com saudade os tempos em que o atual treinador do Chelsea, hoje adversário do Sporting, convivia à mesa com antigas glórias do clube leonino e disputavam "peladinhas" depois de longas conversas sobre futebol.

"Foi muito bonito ouvir isso, continuamos a falar e somos amigos, apesar de já não nos vermos há algum tempo. Nós gostávamos de conviver e conviver à mesa é onde temos mais tempo para conversar. Às vezes ainda jogávamos à bola. Naquele tempo ele ainda conseguia jogar. Ele era um jogador de marcação, era terrível a marcar. Era muito forte a entrar à bola. Pressionava muito o homem da bola", recordou Manuel Fernandes ao SAPO Desporto.

Esta noite, José Mourinho volta a Alvalade para defrontar o Sporting enquanto técnico de um clube inglês depois de ter começado a sua carreira no clube leonino com um treinador inglês, o eterno Bobby Robson. O jogo está agendado para as 19h45, e Alvalade volta a vestir-se de gala para a Liga dos Campeões com um adversário muito especial.

Acompanhe o jogo ao minuto no SAPO Desporto