Seria sempre de esperar uma derrota numa partida contra um adversário deste nível. O que viesse a mais seria "bónus" para os comandados de Marco Silva. Na noite de terça-feira, esse "bónus" chamou-se Rui Patrício, que saiu desta derrota com a moral (e, já agora, a cotação) em alta.

O guardião das redes leoninas resistiu durante grande parte dos 90 minutos ao maremoto azul, que desta vez foi amarelo, e só um velho rival o conseguiu bater. Nem Diego Costa, nem Oscar, nem Schürrle, que bem o tentaram. Apenas Nemanja Matić, que durante três anos envergou as cores do Benfica, derrubou a parede erguida na baliza do Sporting.

Contra uma equipa com argumentos em tudo superiores aos seus, Marco Silva repetiu o onze que valeu o empate na receção ao FC Porto e testemunhou o ressurgimento de problemas que já se tornam velhos. O centro da defesa, com Maurício e Naby Sarr, voltou a tremer perante o poderio ofensivo dos "blues", juntando-se agora um Jonathan Silva que se mostrou demasiado verde para conter uma estrela como Hazard.

A primeira oportunidade para a equipa de José Mourinho deveu-se mesmo a óbvias falhas na linha defensiva leonina, com Diego Costa a surgir com demasiado espaço nas costas da defesa pela primeira de várias ocasiões. Aqui como em quase toda a partida, valeu Rui Patrício a evitar um golo madrugador. A facilidade com que, no primeiro tempo, a equipa inglesa chegava à grande área do Sporting deixava Marco Silva em modo de alerta, com frequentes tentativas de correção do posicionamento defensivo.

Só o brilho de Rui Patrício e a ineficácia do Chelsea mantinham o resultado a zeros à passagem da meia hora de jogo, mas um lance de bola parada acabou por perfurar o "leão", com um cabeceamento de Matić a sobrevoar o herói da noite para garantir o único golo da partida. Vantagem justa, tendo em conta as constantes investidas do Chelsea em zona ofensiva.

A segunda parte, embora sem golos, trouxe mais algumas boas notícias para Marco Silva. Com Nani a comandar as tropas, o Sporting atreveu-se a controlar a partida e procurar o empate, passando a aproximar-se das redes de Courtois com maior frequência. Mourinho apercebeu-se do crescimento do "leão" e lançou Obi Mikel para um meio-campo mais conservador. Mesmo com menos espaço para explorar, o Sporting ainda andou perto do empate improvável graças a tentativas de Carrillo, que pareceu sofrer falta de Ivanovic na grande área, Nani, que atirou às malhas laterais, e Montero, que cabeceou ao lado nos momentos finais da partida.

A vitória tangencial do Chelsea caiu bem a José Mourinho, que fez questão de elogiar Rui Patrício no final da partida e de destacar a persistência dos "leões" na luta pelo empate. Já Marco Silva, técnico do Sporting, defendeu que a sua equipa "merecia o empate", até pela "excelente exibição" do guarda-redes leonino.

No regresso às grandes noites europeias em Alvalade, o Sporting não conseguiu evitar a vitória de uma equipa que se assume como séria candidata ao título europeu, mas deixou o relvado de cabeça erguida. Resta agora corrigir as falhas defensivas, que continuam a colocar a equipa em posições desconfortáveis, para manter a ambição de conquistar um dos dois primeiros lugares do grupo.