O Shakhtar Donetsk, adversário do FC Porto na Liga dos Campeões em futebol, pediu hoje aos grupos armados que parem de bombardear a cidade de Donetsk, na sequência dos estragos causados no estádio Donbass Arena.

“Pedimos a todos aqueles envolvidos nos combates que renunciem à escalada de tensão e iniciem negociações de paz. Parem de destruir a nossa cidade. As pessoas e a história não vos perdoarão”, defende o comunicado do clube.

A nota recorda que o estádio do Shakhtar, que acolheu vários jogos do Euro2012, voltou a sofrer hoje graves danos, especialmente na sua fachada ocidental.

“A destruição das cidades e da população civil são crimes terríveis pelo que todos os culpados serão castigados”, prossegue o texto que recorda que o bombardeamento do estádio coincidiu com a distribuição de alimentos e produtos de higiene entre as crianças da cidade, uma iniciativa organizada pelo presidente e dono do clube, Rinat Ajmétov.

O comunicado realça que foi um milagre que ninguém tenha ficado ferido e aconselha a população a não acercar-se da parte norte, este e oeste do recinto, por não ser seguro.

Devido ao conflito na Ucrânia, o Shakhtar Donetsk disputa desde março os seus jogos em casa num pequeno estádio em Kiev, cidade do seu maior rival interno, o Dínamo, enquanto nos encontros internacionais utilizam o Arena Lviv.

Na terça-feira, a equipa ucraniana disputa na Bielorrússia diante do BATE Borisov um jogo da terceira jornada do Grupo H da Liga dos Campeões, do qual também fazem parte o FC Porto e o Athletic Bilbau.