O Benfica joga na quarta-feira uma cartada decisiva na Liga dos Campeões, depois de ter perdido os dois primeiros jogos no grupo C, ao visitar o Mónaco, treinado pelo português Leonardo Jardim.

Se na Liga portuguesa, que lidera com quatro pontos de vantagem sobre o rival FC Porto, o Benfica parece ir de "vento em popa", o cenário na "Champions" é muito menos animador e uma derrota no principado coloca a equipa lisboeta praticamente afastada dos oitavos de final.

As derrotas na receção ao Zenit de São Petersburgo (2-0) e em casa do Bayer Leverkusen (3-1) deixaram o Benfica na última posição do agrupamento, sem qualquer ponto conquistado, contra quatro dos líderes Zenit e Mónaco e três da equipa alemã.

Os "encarnados" correm mesmo o sério risco de nem sequer transitarem para a Liga Europa, como aconteceu nas últimas duas épocas, nas quais chegaram mesmo à final da segunda prova europeia de clubes, perdida para o Chelsea (2013) e para o Sevilha (2014).

O jogo de sábado da Taça de Portugal, em que o Benfica se impôs por sofrido 3-2 no estádio do "secundário" Sporting da Covilhã, fez mais uma baixa, o extremo holandês Ola John, mas é a ausência de Jonas que mais se deverá notar no estádio Louis II.

O avançado internacional brasileiro fez um "hat-trick" na Covilhã e leva quatro golos marcados nos únicos dois jogos que disputou com a camisola do Benfica, mas não pode ser utilizado nesta fase da Liga dos Campeões, uma vez que não foi inscrito.

O Benfica vai encontrar no Mónaco uma equipa recheada de portugueses, pois, além do treinador Leonardo Jardim, a equipa francesa tem nas suas "fileiras" os internacionais Ricardo Carvalho e João Moutinho, além da "esperança" Bernardo Silva, emprestado, precisamente, pelo Benfica.

Os monegascos têm um percurso diametralmente oposto ao dos benfiquistas: muito seguros na Liga dos Campeões, estão a protagonizar um campeonato de França desastroso, instalados na 10.ª posição, ainda assim uma importante recuperação em relação ao penúltimo lugar que chegaram a ocupar à quinta jornada.

No outro jogo do grupo, o empate resultado entre Bayer Leverkusen e Zenit de São Petersburgo, treinado pelo português André Villas-Boas e no qual alinham os internacionais lusos Luís Neto e Danny, é o resultado que mais interessa à equipa "encarnada".


O Benfica defronta o Mónaco na quarta-feira, no estádio Louis II, em encontro da terceira jornada do grupo C da Liga dos Campeões, com início às 19h45 (hora de Lisboa), e que será dirigido pelo árbitro polaco Szymon Marciniak.